Siga o OTD

Vôlei

Bernardinho volta a ser treinador da seleção masculina

Após meses de especulação, CBV confirma o retorno do bicampeão olímpico ao comando da seleção masculina

Bernardinho, ex-treinador da seleção brasileira de vôlei masculino (Yves Herman/Reuters)
Bernardinho comandando a seleção em 2016 (Yves Herman/Reuters)

Bernardinho é o novo técnico da seleção masculina de vôlei. A informação de seu retorno ao comando da equipe verde-amarela foi confirmada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) nesta quarta-feira (27). Multicampeão à frente do Brasil, o treinador volta para ocupar o lugar de Renan Dal Zotto, que pediu demissão após o Pré-Olímpico deste ano.

“Voltei para contribuir. A decisão do Renan foi uma grande surpresa, mas respeito muito sua iniciativa de cuidar da saúde e da família. Ele fez um trabalho muito bom e deixa a seleção classificada para os Jogos Olímpicos”, disse Bernardinho, técnico do Sesc Flamengo na Superliga Feminina. “Os trabalhos vão caminhar em paralelo, claro, mas só falarei sobre seleção quando a Superliga terminar”, explicou.

Além disso, vale destacar que a volta de Bernardinho à seleção brasileira vinha sendo especulada nos últimos meses. Em setembro deste ano, o atual treinador do Sesc Flamengo assumiu o cargo de coordenador de seleções da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Na época, a equipe brasileira não passava por um bom momento e Renan Dal Zotto viu as críticas ao seu trabalho aumentarem com a inédita prata nos Jogos Sul-Americanos. 

“Bernardinho tem seu nome escrito na história do esporte mundial. É uma felicidade para o vôlei brasileiro contar com um profissional com esse talento e histórico. Ele já estava atuando como coordenador técnico das equipes masculinas adultas e de base[…] Esse projeto continua, e neste momento, nada mais natural do que ele assumir o comando da seleção adulta”, ressaltou Radamés Lattari, presidente da CBV.

De volta ao caminho dos títulos

Bernardinho reassume o cargo de treinador da seleção masculina de vôlei quase oito anos após o título olímpico na Rio-2016. Naquela oportunidade, o técnico deixou a função sendo bicampeão dos Jogos Olímpicos (Atenas-2004) e medalhas nas Olimpíadas de 1996 e 200 com a equipe feminina, e,  em 2008 e 2012 com o time masculino. Além disso, nesse período, ele também se sagrou tricampeão mundial. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Vôlei