Siga o OTD

Vôlei

Superliga Masculina: como está a briga por playoffs e Copa Brasil

Veja como está a situação da Superliga Masculina de vôlei durante a pausa para as festas de fim de ano. Competição volta no dia 5 de janeiro

Felipe Roque, do São José, ataca contra o bloqueio do Sada Cruzeiro. Equipes lideram a Superliga Masculina de vôlei
(Foto: Agência i7/Sada Cruzeiro)

Após oito rodadas, a Superliga Masculina de vôlei fez uma pausa para as festas de fim de ano. Os times vão ficar 15 dias sem jogar, voltando à quadra na primeira semana de janeiro. E logo após o retorno teremos a definição dos classificados para a Copa Brasil e alguns jogos decisivos que podem mexer com as primeiras colocações do torneio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A Copa Brasil reúne os oito melhores times do primeiro turno da Superliga Masculina. A competição está prevista para acontecer na segunda quinzena de janeiro. Faltando três rodadas para o fim do turno, duas equipes já estão classificadas e despontam como as principais candidatas ao título da Superliga.

Os líderes

Sada Cruzeiro e Farma Conde São José terminaram o ano sem derrotas na Superliga e assim já estão garantidos na Copa Brasil. As duas equipes têm oito vitórias, com 24 pontos para os mineiros e 23 para os paulistas. Atual campeão da Superliga, o Sada Cruzeiro manteve a base do time da última temporada. Nesta edição, o principal destaque da equipe tem sido o ponteiro cubano Miguel López, que está entre os 10 melhores atacantes e passadores da competição.

O Farma Conde São José foi bem ao mercado para melhorar o desempenho do time que ficou em terceiro lugar na última Superliga. A equipe ganhou a Supercopa do Brasil no início da temporada e jogou muito bem nas primeiras rodadas da liga nacional. O oposto Felipe Roque, que chegou no time nesse ano, e o ponteiro Douglas Souza estão comandando o ataque de São José. A dupla está no top-3 dos maiores pontuadores da Superliga.

As duas equipes se alternaram na liderança da competição durante o mês de dezembro, com um confronto direto marcado para a 10ª rodada. Cruzeiro e São José se enfrentam no dia 10 de janeiro, às 21h, em Betim.

Consolidados no G8

O Itambé Minas terminou o ano em terceiro lugar na Superliga com 15 pontos. Atual vice-campeão, o time teve uma grande reformulação neste ano, com mudança de técnico e de boa parte do elenco. A equipe venceu cinco dos oito jogos feitos na liga nacional e ainda conquistou a medalha de prata no Mundial de Clubes. O jovem oposto Paulo, de 22 anos, tem sido um dos destaques do time, assim como o líbero Maique, o líder nas estatísticas de passe da competição após essas oito rodadas iniciais.

Também com 15 pontos, o Vedacit Guarulhos vai virar o ano na quarta colocação. A equipe contratou o técnico Nery Tambeiro, que saiu do Minas, e logo no início da temporada conquistou o seu primeiro título no Campeonato Paulista. Apesar do bom estadual, a equipe começou mal na Superliga, ocupando a última posição nas rodadas iniciais. Mas com uma sequência de cinco vitórias, o time chegou ao G4, graças a boas atuações coletivas. Quem também vem com um coletivo forte é o Joinville Vôlei, quinto colocado com 14 pontos. A equipe catarinense criada pelo campeão olímpico Giovani Gávio venceu a Superliga B na última temporada e tem feito uma boa campanha na sua estreia na elite do vôlei nacional, com cinco vitórias até o momento.

Fechando a primeira metade da tabela, o Sesi Bauru está na sexta posição com 12 pontos após 4 vitórias e 4 derrotas. O time paulista conta no seu elenco com o oposto Darlan Souza, que foi um dos principais destaques da seleção brasileira em 2023, sendo decisivo para a conquista da vaga nos Jogos Olímpicos de Paris e na campanha do ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Darlan segue brilhando na Superliga como segundo maior pontuador e melhor sacador da competição até o momento.

Correndo por fora

A segunda metade da classificação da Superliga Masculina está embolada com times brigando por vaga na Copa Brasil e para ficar longe da zona do rebaixamento. Três times aparecem à frente na disputa com três vitórias. O Vôlei Renata é o sétimo colocado, com 11 pontos, seguido pelo Suzano que tem nove e fecha o G8, enquanto Araguari é o nono colocado, com sete pontos. Com a vantagem na pontuação, o time de Campinas aparece melhor na briga pela vaga na Copa Brasil, com Suzano e Araguari devendo brigar pela oitava posição nas próximas rodadas.

Por fim, três times estão no momento brigando para escapar do rebaixamento. Azulim/Monte Carmelo e Apan Blumenau estão com cinco pontos, enquanto o MOC América é o lanterna com quatro. O trio tem poucas chances de se classificar para a Copa Brasil, mas tem potencial para crescer no segundo turno e brigar por uma vaga nos playoffs.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Vôlei