Siga o OTD

Vôlei

Superliga Feminina: como está a briga por playoffs e Copa Brasil

Veja como estão as equipes da Superliga Feminina de vôlei após as oito primeiras rodadas da temporada 2023/2024

Lance de jogo entre Praia Clube e Minas, equipes do top-3 da Superliga Feminina
(Foto: Hedgard Moraes/MTC)

Após oito rodadas, a Superliga Feminina de vôlei fez uma pausa para as festas de fim de ano. Os times vão ficar 15 dias sem jogar, voltando à quadra na primeira semana de janeiro. E logo após o retorno teremos a definição dos classificados para a Copa Brasil e alguns jogos decisivos que podem mexer com as primeiras colocações do torneio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A Copa Brasil reúne os oito melhores times do primeiro turno da Superliga Feminina. A competição está prevista para acontecer na segunda quinzena de janeiro. Faltando três rodadas para o fim do turno, três equipes já estão classificadas e despontam como as principais candidatas ao título da Superliga.

Os líderes

O Gerdau Minas está em primeiro lugar com 21 pontos, após sete vitórias e uma derrota nas rodadas iniciais da competição. O clube manteve a base do time que foi vice-campeão da última Superliga e campeão da Copa Brasil de 2023. O principal reforço foi a levantadora norte-americana Jenna Gray. A atleta fez boas atuações no início da Superliga e aos poucos estava entrosando com as atacantes do Minas. Porém, a atleta teve uma fratura no tornozelo na preparação para o Mundial de Clubes, devendo voltar a jogar apenas em fevereiro.

O Sesc Flamengo também tem 21 pontos, mas está na vice-liderança pelos critérios de desempate (no caso o set average). O time de Bernardinho também manteve a base do time que foi semifinalista da Superliga na última temporada. O elenco tem se desenvolvido com as estrangeiras Brie King e Roni Perry se acostumando cada vez mais com a Superliga e a oposta Sabrina crescendo após boas passagens pela seleção brasileira nos Jogos Mundiais Universitários e no Pan de Santiago. Além disso, o clube também tem jovens atleta em ascensão como a ponteira Helena e a central Juju.

Dos times nas primeiras colocações, o Dentil Praia Clube é o que está mais diferente em relação à última Superliga, com quatro titulares do time que foi campeão neste ano saindo para o vôlei europeu. Mas o clube de Uberlândia se reforçou bem no mercado. Destaque para a ponteira russa Sofya Kuznetsova, que é a maior pontuadora do time, e a central Adenízia, uma das melhores bloqueadoras da temporada.

Consolidados no G8

Os três primeiros colocados aparecem como principais favoritos ao título da Superliga Feminina até o momento. Na sequência, um grupo de quatro times aparece como principais candidatos a atrapalhar o caminho de Minas, Praia e Sesc Flamengo.

Sesi Bauru está em quarto lugar na classificação geral com 16 pontos. O time contratou duas das melhores atacantes da última Superliga para esta temporada: Edinara e Maiara Basso e ainda contou com o retorno da líbero Leia que se recuperou de uma lesão no joelho. O Osasco São Cristóvão Saúde vem na quinta posição, com 15 pontos. O time contou com a volta de Camila Brait após sua segunda gestação. A líbero tem sido um dos destaques do time, com bons números no passe e na defesa. Já o ataque da equipe de Luizomar de Moura tem sido comandado pelas opostas Lorenne e Tifanny (que tem jogado como ponteira) que estão entre as principais pontuadoras da Superliga.

O sexto colocado nessa pausa é o Unilife Maringá. A equipe havia ficado em nono lugar na última temporada e tem tudo para voltar aos playoffs em 2024. Destaque para as atuações da oposta Dani Cechetto, a maior pontuadora do time, e da levantadora japonesa Tamaki Matsui que está em sua primeira experiência no vôlei brasileiro. Em seguida, vem o Fluminense com 13 pontos e a sétima colocação. O time carioca contratou para essa temporada um dos maiores talentos do vôlei mundial: a ponteira sérvia Aleksandra Uzelac. A atleta de apenas 19 anos vem acumulando grandes atuações pelo Tricolor das Laranjeiras e atualmente é a maior pontuadora (199 pontos) e a melhor sacadora (15 aces) da Superliga.

Copa Brasil ou Z2

Um grupo de quatro times tem brigado diretamente entre o oitavo e o 11º lugar. Nessa disputa, um time irá para a Copa Brasil e, eventualmente, para os playoffs, enquanto outro será rebaixado para a Superliga B. Barueri, Pinheiros, Brasília e Bluvôlei estão separados por apenas três pontos. Atualmente, o Barueri é o oitavo colocado e ficaria com a última vaga na Copa Brasil. Uma jogadora da equipe quebrou um recorde histórico nas últimas semanas. A oposta Jheovana marcou 41 pontos no duelo contra o Brasília, para quebrar o recorde de pontos marcado por uma jogadora em uma partida da Superliga. O Pinheiros busca se recuperar nos primeiros meses de 2024 para voltar aos playoffs da Superliga, enqunato Bluvôlei e Brasília tentam chegar pela primeira vez no mata-mata.

Quem está em uma situação difícil para sair da zona de rebaixamento é o São Caetano. A equipe paulista havia ficado em 11º lugar na última temporada e entrou nesta edição da Superliga após a desistência do ADC Bradesco que foi campeão da segunda divisão em 2023. Mas o time sofreu com o pouco tempo para montar o elenco, além da falta de patrocinadores. Assim, o São Caetano está em 12º lugar nesta edição da Superliga com oito derrotas.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Vôlei