Siga o OTD

Santiago 2023

Brasil vence Cuba e avança à semifinal do vôlei masculino

Darlan, oposto do Brasil, ataca por cima do bloqueio de Cuba no vôlei masculino dos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023
(Foto de Karin Pozo/Santiago 2023 via Photosport)

Como era de se esperar, o duelo entre Brasil e Cuba pela última rodada da fase de grupos dos Jogos Pan-Americanos seria um jogo de alto nível, valendo uma vaga direta na semifinal de Santiago-2023. Os brasileiros saíram na frente, mas precisaram do tiebreak para vencer a partida por 3 a 2 (25/23, 25/16, 18/25, 25/27 e 18/16). Com a vitória, o Brasil terminou a fase de grupos em primeiro lugar.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Como foi o jogo

O primeiro set da partida foi muito equilibrado. Mas o Brasil conseguiu a vantagem mínima para ganhar a parcial: 25/23. Já no segundo set, o Brasil conseguiu abrir quatro pontos de diferença logo no início e disparou no placar, com ajuda de um saque potente, que quebrou a linha de passe de Cuba. Assim, os brasileiros venceram o set por nove pontos.
+ Guilherme Toldo leva o bronze no segundo dia da esgrima no Pan
+ Giulia e Bruna Takahashi vão à final de duplas do tênis de mesa
+ Ciclistas da pista reclamam da falta de preparação para o Pan
+ Calderano bate canadense e vai às quartas de final
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Precisando da virada, os cubanos reagiram no terceiro set. A equipe ajustou o passe e errou menos no ataque para logo no início da parcial abrir uma boa vantagem. O Brasil até chegou a diminuir a diferença, mas não conseguiu reverter o placar, que terminou em 25/18 para Cuba. O quarto set foi de altos e baixos para as duas equipes. Brasil saiu na frente, mas os cubanos assumiram a dianteira. A seleção brasileira salvou um set point, mas Cuba ganhou por 27/25 forçando o set final.

Quem abriu vantagem primeiro no tiebreak foi o time caribenho, aproveitando um erro da recepção brasileira para fazer 8/6. O Brasil teve a chance de empatar após um bloqueio, porém uma discussão entre os árbitros acabou definindo que o bloqueio foi para fora e Cuba voltou a abrir distância no placar (vale lembrar que o Pan está sem desafio). Mas se aquele bloqueio brasileiro não entrou, os brasileiros conseguiram encaixar outros cinco bloqueios para salvar match points de Cuba. E foi no fundamento que o Brasil fechou o jogo com um monster block de Darlan.

Números do jogo

Mais uma vez, Darlan foi o maior pontuador do Brasil, com 28 pontos. O oposto da seleção brasileira terminou a primeira fase como o artilheiro do Brasil com 59 acertos. Os ponteiros Honorato, com 13 pontos, e Adriano, com 10, também chegaram nos dois dígitos na partida de hoje. Do lado cubano, Alejandro González fez 19 pontos, enquanto Miguel López, craque do Sada Cruzeiro na Superliga, anotou 20.

Com a vitória sobre Cuba, o Brasil termina em primeiro lugar no grupo A e avança à semifinal do torneio de vôlei masculino dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Já os cubanos, terão que disputar as quartas de final, junto dos vencedores do duelo entre Colômbia e México. No grupo B, Argentina e Chile decidem na noite de hoje quem avança diretamente para a semifinal, enquanto Porto Rico e República Dominicana jogam por um lugar nas quartas.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Santiago 2023