Siga o OTD

Paris 2024

Brasil vence Japão no tie-break e vai à Olimpíada de Paris

O Brasil venceu o Japão por 3 sets a 2 (21/25, 25/22, 25/27, 25/15 e 15/10) e garantiu a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris

BRASIL vence Japão e se classifica para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 no vôlei feminino
World Volleyball

Com uma campanha quase perfeita, a equipe brasileira de vôlei feminino confirmou a trajetória vitoriosa no Pré-Olímpico e garantiu a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Sob o comando de José Roberto Guimarães, o time teve um desempenho dominante e derrotou o Japão por 3 sets a 2 (21/25, 25/22, 25/27, 25/15 e 15/10). A partida foi realizada em Tóquio, no Japão, durante um madrugada deste domingo (24).

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A seleção brasileira de vôlei feminino conquistou sua sexta vitória no Pré-Olímpico, contando com apenas uma derrota em seu histórico. Agora, a equipe ocupa a segunda posição na tabela de classificação. Apenas as duas primeiras equipes garantirão vagas diretas para os Jogos Olímpicos de Paris. Para alcançar a qualificação olímpica por meio deste torneio, o Brasil precisou torcer para uma vitória da Turquia contra o Japão no sábado (23), além de vencer o jogo neste domingo (24).

Para essa partida, o Brasil escalou Roberta, Diana, Gabi, Rosamaria, Julia Bergmann e Nyeme (L) como titulares contra o Japão. Carol, Thaísa e Maiara apareceram no segundo set, quando o Brasil encontrava dificuldades de parar o ataque japonês.

Como foi o jogo

O primeiro set da partida foi bastante apertado. Enquanto os times se alteravam na liderança do placar, foi o Brasil quem conseguiu se destacar. Mais ao fim da etapa, o Brasil assumiu o controle do jogo e abriu uma vantagem especial, fechando o conjunto com parcial de 25 a 21. Ao todo, o Brasil conquistou o dobro de pontos de bloqueio em relação ao Japão.

No segundo conjunto, o Brasil enfrentou grande dificuldade. Com falhas em recepção, ataque e bloqueio, as brasileiras viram o Japão abrir 7 pontos de diferença logo no início do set. No entanto, Thaísa e Carol entraram e contribuíram para a recuperação. Em seguida, Gabi cresceu a confiança no ataque e foi essencial para mudar a desvantagem de 19 x 12 para 20 x 20. No entanto, nao foi suficiente para levar o set, que encerrou com um placar de 25/22 para as japonesas.

O terceiro set se mostrou extremamente equilibrado. Por todo o tempo as equipes se alternaram na liderança do placar. Mais ao fim da etapa, o Japão teve a chance de fechar a partida com um set point. No entanto, Gabi entrou com duas pancadas fortes de centro de quadra para salvar o jogo. A partir desse ponto, Júlia Bergmann aproveitou a virada para fechar o set em 27/25 uma bola de fundo de quadra.

O quarto set foi marcado por um apagão brasileiro. Com dificuldades nos fundamentos, o Brasil nao conseguiu converter as defesas em pontos. Por isso, apesar dos esforços de Gabi e Julia Bergmann, o set foi para o Japão após fechar em 25/15.

O tie-break da classificação

Por fim, a partida não poderia terminar de outra forma se nao em um tie-break emocionante. Com direito a ace de Roberta, bloqueio de Thaísa e ataque da Gabi, o Brasil conquistou os últimos cinco pontos para fechar o último set em 15/10.

Como jornalista e atleta de tiro com arco, me vejo fascinada por contar histórias de como sonhos olímpicos se realizam. Vamos Brasil!

Mais em Paris 2024