Siga o OTD

Vôlei

Turquia vence o Japão e ajuda Brasil no Pré-Olímpico

Com vitória turca sobre o Japão, Brasil depende de si para se classificar para a Olimpíada

Jogadora da Turquia levanta bola durante jogo contra o Japão no Pré-Olímpico de vôlei feminino
(Foto: FIVB)

Boas notícias para o Brasil vindas de Tóquio. A Turquia derrotou o Japão por 3 sets a 1 (22/25, 25/22, 26/24 e 25/12), na manhã deste sábado (23), e carimbou o seu passaporte para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 no vôlei feminino. Com isso, deixou em aberta a segunda vaga em disputa no Pré-Olímpico e, agora, basta ao Brasil vencer as donas da casa neste domingo para se garantir na Olimpíada.
+ Tabela do Pré-Olímpico de vôlei feminino

A Turquia fez um jogo de altos e baixos. O Japão foi superior no primeiro set e venceu por 25/22. Já na segunda parcial, o time asiático chegou a ter 22/19 de vantagem, mas a Turquia anotou seis pontos seguidos para virar para 25/22. No terceiro set, a Turquia precisou salvar dois set points e levou a melhor em 26/24. Por fim, na quarta parcial, domínio absoluto das europeias: 25/12.

Melissa Vargas, da Turquia, ataca bola contra bloqueio japonês
Vargas foi a maior pontuadora do jogo (Foto: FIVB)

Cubana naturalizada turca, Melissa Vargas foi o principal nome da partida, com 22 pontos marcados. Baladin apareceu na sequência, com 19 pontos, enquanto Eda Erdem e Aydin marcaram 13 pontos cada. Pelo lado do Japão, a capitã Nishida marcou 15 pontos. Inoue fez 11 pontos, enquanto Watanabe marcou nove, sendo quatro de bloqueio.

Turquia e mais uma

A Turquia chegou à sexta vitória no Pré-Olímpico de vôlei feminino e ainda quebrou a invencibilidade do Japão, que vinha de cinco triunfos sem ceder sets na competição. Além disso, a Turquia garantiu classificação antecipada para Paris-2024. Oito equipes participam da competição e apenas as duas melhores garantem a vaga olímpica.

O Japão aparece em segundo lugar no Pré-Olímpico, com 15 pontos, enquanto o Brasil é o terceiro, com 14. As duas equipes se enfrentarão neste domingo (24), às 7h25 (horário de Brasília), valendo a segunda vaga do torneio. O esquema é simples: quem vencer, estará classificado para os Jogos Olímpicos de 2024; quem perder, não conseguirá a vaga.

Japão será o próximo adversário do Brasil na briga por vaga olímpica no Pré-Olímpico de vôlei feminino
Japão será o próximo adversário do Brasil (Foto: FIVB)

No entanto, nem tudo estará perdido caso o Brasil não consiga derrotar o Japão neste domingo. Isto porque a seleção comandada por José Roberto Guimarães está em uma posição muito confortável para conseguir a classificação olímpica através do ranking mundial, outro método para obtenção de vaga para Paris-2024.

Cinco vagas serão distribuídas pelo ranking mundial em junho de 2024, ao fim da primeira fase da Liga das Nações. Uma delas será destinada para o melhor país da América do Sul. Atualmente, o Brasil é o quarto colocado do ranking mundial e o melhor do continente, com o dobro de pontos da Argentina, que é a 17ª do mundo. Portanto, a conquista está bem encaminhada por esse formato.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Vôlei