Siga o OTD

Vôlei

O que diz o BO da morte de Walewska; Seleção feminina de luto

Boletim de Ocorrência diz que Walewska morreu após cair do 17º andar do prédio em que morava. Polícia investiga o caso

Walewksa Oliveira posa para foto com placa que recebeu em sua homenagem na final da Superliga em 2022
(Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

De acordo com a Polícia Civil de São Paulo, a morte da ex-jogadora de vôlei Walewska aconteceu depois de ela cair do 17º andar do prédio em que morava. As informações sobre caso foram divulgadas após o acesso da imprensa ao Boletim de Ocorrência. O documento continha depoimentos de testemunhas e detalhes o sobre ocorrido. As circunstâncias do falecimento da campeã olímpica ainda estão sendo investigadas.

Contudo, a principal linha de investigação, no momento, é o suicídio. Com base em informações contidas no Boletim de Ocorrência, a ex-jogadora estava sozinha no área de lazer do prédio, que fica no 17º andar. Na mesa em que sentou, foram encontrados pertences e objetos que indicam a tese. Além disso, depoimentos de funcionários do condomínio e do marido corroboram a versão.

A notícia da morte de Walewska pegou toda a comunidade do esporte brasileiro de surpresa na noite da última quinta-feira (21). Atualmente trabalhando como palestrante, ela teve participação fundamental no ouro Pequim-2008, assim como na medalha de bronze nos Jogos de Sydney-2000.

Zé Roberto: “Perdi uma filha”

José Roberto Guimarães viu de perto a linda trajetória de Walewska no voleibol. O técnico e a jogadora foram pilares da geração mais vencedora da seleção feminina. Dessa forma, a relação transcendeu as quadras. Com a notícia do falecimento antes da partida contra Turquia, Zé ficou muito abalado.  

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Ela era excepcional. Todo técnico, toda comissão gostaria de ter uma atleta como ela. Madura, tranquila, mas com uma vontade incrível de fazer e realizar as coisas. A gente fica sem chão. A gente perde a noção de muita coisa. Eu perdi uma filha. Eu perdi uma filha. É muito duro. É um momento para nós muito difícil”, disse em entrevista ao SporTV.

Jogadoras de luto

Mesmo em luto, a Seleção Feminina precisou entrar em quadra para fazer um duelo decisivo contra a Turquia pela quinta rodada do Pré-Olímpico de vôlei. Todas as jogadoras entraram em quadra de mãos dadas e com uma faixa em homenagem a Walewska. Ademais, as jogadoras turcas tiveram empatia e comemoram de maneira contida. Apesar disso, visivelmente abalado, o time acabou derrotado por 3 sets a 0.  

Jogadora do Brasil no aquecimento para o duelo contra a Turquia pelo pré-olímpico de vôlei feminino
(Volleyball World)

“Está doendo muito. Sabíamos que tínhamos que disputar esse jogo, nos juntamos e deixamos para chorar depois da partida. Foi difícil conter as lágrimas na nossa oração de pré-jogo”, revelou Thaisa. “Quando cheguei na seleção a Wal era uma das mais experientes. Aprendi muito com a postura dela. Foi um espelho pela educação, o charme e a resiliência. Ela representou o Brasil lindamente. O esporte perde um grande ícone, uma representante de muito amor pelo voleibol”, completou dessa forma.

“A Wal foi um exemplo de coragem, de resiliência, uma mulher forte. Ela fez parte de uma geração que me fez querer ser jogadora de vôlei. Estivemos com ela há pouco tempo em Barueri e, mais uma vez, ela deixou uma mensagem de incentivo muito forte. Queremos continuar esse legado que ela deixou para nós”, lembrou a capitã Gabi.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Vôlei