Siga o OTD

Vôlei

Brasil perde da Turquia no Pré-Olímpico em luto por Walewska

Tentando superar luto, equipe brasileira fez duelo equilibrado contra a Turquia, mas acabou superada em três sets

Jogadora do Brasil no aquecimento para o duelo contra a Turquia pelo pré-olímpico de vôlei feminino
Jogadoras brasileiras entraram com uma faixa para homenagear Walewska (Foto: Volleyball World)

Apesar do luto por conta do falecimento de Walewska, o Brasil entrou em quadra nesta sexta-feira (22) para fazer um duelo decisivo com a Turquia pela quinta rodada do Pré-Olímpico de vôlei feminino. A Seleção Feminina fez um duelo equilibrado, mas acabou superada pelas turcas em três sets 25/21, 29/27 e 25/19.

+ Tabela do Pré-Olímpico de vôlei feminino/

Como forma de homenagear a lenda do vôlei brasileiro, as jogadoras usaram uma faixa no braço com “W#1” inscrito. Além disso, o time todo entrou de mãos dadas na quadra para fazer o aquecimento. Até a ponteira turca Ebrar Karakurt, caracterizada pelas comemorações extravagantes, vibrou de forma mais contida por conta do momento. 

Brasil x Turquia - Pré -Olímpico de vôlei feminino
Jogadoras entraram de mãos dadas para o aquecimento (Volleyball World)

Como esperado, as turcas foram bastante agressivas no saque. A recepção brasileira correspondeu bem de início, mas acabou cedendo ao longo da partida. Além disso, a equipe pontuou pouco no ataque e nos bloqueios, mesmo tocando em várias bolas. Os destaques do Brasil na partida ficaram com Gabi, Rosamaria e Diana.

O jogo

Marca registrada do time turco, o saque agressivo ditou o ritmo da partida. A recepção brasileira pareceu lidar bem com isso no início, mas acabou cedendo ao longo da primeira parcial. A defesa do Brasil também foi bem em alguns momentos, dando bastante volume de jogo somado aos erros nos serviços forçados, que deixaram a pontuação entre as equipes próximas. Apesar disso, a Turquia abriu 1 a 0 com 25/21.

Melissa Vargas ataca bola na saída de rede em jogo de Brasil e Turquia
A oposta Melissa Vargas foi a maior pontuadora do jogo (Volleyball World)

O Brasil começou bem no segundo set. Com uma passagem Diana no saque, a equipe conseguiu abrir 3 a 0 e depois colocou quatro pontos de vantagem no placar. Contudo, as brasileiras mal conseguiram bloquear as turcas, mesmo tocando em várias bolas. Dessa forma, a diferença foi se diluindo até as rivais virarem. A reta final contou com muita emoção. A seleção salvou vários set points, mas acabou perdendo 29/27.  

O último set teve uma tônica parecida com a do primeiro. As brasileiras até começaram na frente do placar, mas as rivais buscaram logo a liderança. As mudanças de José Roberto Guimarães não fizeram muito efeito e as turcas colocaram ao menos cinco pontos de vantagem até fecharam em 25/19.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Vôlei