Siga o OTD

Vôlei

Brasil se complica no Pré-Olímpico após vencer Bulgária no tie-break

Bulgária surpreende, vence dois sets e complica a vida do Brasil na classificação do Pré-Olímpico Feminino

Gabi ataca na entrada de rede em jogo do Brasil contra a Bulgária pelo Pré-Olímpico de vôlei feminino
(Volleyball World)

O Brasil se complicou no torneio Pré-Olímpico de vôlei feminino. Nesta terça-feira (19), a equipe enfrentou a Bulgária pela terceira rodada da competição. Apesar de ter 11 jogadoras sub-20 no elenco e duas derrotas de 3 a 0 prévias, as búlgaras não se intimidaram com o favoritismo das brasileiras e levaram o duelo para o quinto set. Apesar do susto, a vitória da Seleção Feminina veio com parciais de 25/13, 22/25, 27/29, 25/21 e 15/8.

+ Tabela do Pré-Olímpico de vôlei feminino

A partida parecia ter começado bem para o Brasil com uma vitória tranquila no primeiro set. Contudo, uma sequência negativa no segundo fez a equipe tomar oito pontos seguidos e sofrer o empate. O time sentiu, continuou instável e sofreu a virada na terceira parcial. A resposta brasileira veio em seguida e a partida foi para o tie-break. Nele, a equipe pareceu mais ajustada e venceu o jogo.

Mais uma vez, Gabi terminou como a maior pontuadora da partida. A capitã do Brasil marcou 26 pontos, sendo dois de saque e um de bloqueio. Thaisa teve papel fundamental com sete pontos de bloqueio e 12 de ataque. Além disso, Rosamaria contribuiu com 11 pontos mesmo começando o jogo no banco.

Jogadoras do Brasil se abraçam
(Volleyball World)

Como resultado, o Brasil caiu para a vice-liderança do grupo B do Pré-Olímpico. Apesar da terceira vitória, a equipe perdeu um ponto por conta dos dois sets perdidos. A situação pode piorar, pois o Japão ainda joga contra Porto Rico e deve ultrapassar a Seleção. A Turquia lidera, mesmo após ter vencido o Peru por 3 a 1.  

Bom início

A vitória no primeiro set veio com tranquilidade. O Brasil foi bastante eficiente no sistema bloqueio/defesa, forçou as búlgaras ao erro e conseguiu virar bolas nos contra-ataques. A equipe até teve um momento de instabilidade na recepção, mas conseguiu se recuperar rápido e retomar a liderança do placar: 25 a 13. 

Virada búlgara

O segundo set começou com a mesma tônica. Apesar de um jogo equilibrado, a equipe brasileira encaminhava o 2 a 0 com o placar de 21 a 16. Contudo, a Bulgária cresceu e conseguiu uma sequência de 8 pontos aproveitando erros do Brasil. Dessa forma, a parcial virou 21 a 24 e as búlgaras empataram o jogo com 22 a 25. 

Jogadoras da Bulgária comemoram ponto contra o Brasil
Antes da partida contra o Brasil, Bulgária havia perdido de 3 sets a 0 para Turquia e Bélgica (Volleyball World)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK    

O Brasil não começou bem a parcial e viu a Bulgária abrir quatro pontos de vantagem. Uma boa sequência de Carol no saque fez o time retomar a liderança do placar e sair de 9 a 12 para 15 a 12. Contudo, as adversárias conseguiram empatar, arrastaram a partida ponto a ponto e viraram o jogo depois de muito drama: 27 a 29.

Resposta brasileira

A resposta do Brasil veio no quarto set. O time mostrou algumas melhorias com as entradas de Diana e Pri Daroit. Apesar disso, a disputa da parcial foi ponto a ponto e a vantagem só ficou larga na reta final. Dessa forma, as brasileiras levaram para o tie-break com 25/21.   

Embora fosse um set decisivo, o time brasileiro pareceu mais leve. As várias mudanças do técnico José Roberto Guimarães surtiram efeito e os contra-ataques voltaram a funcionar. Além disso, as búlgaras começaram a errar bastante e o Brasil abriu boa diferença no placar para fechar em 15/8.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Vôlei