Siga o OTD

Vôlei

Com sete novidades, Brasil disputa a Copa Pan-Americana

Na estreia da seleção brasileira na competição, o adversário será a República Dominicana, nesta terça-feira (15)

Seleção brasileira masculina treina para a disputa da Copa Pan-Americana de vôlei masculino (Divulgação/CBV)
(Divulgação/CBV)

Com sete jogadores sendo convocados pela primeira vez para a equipe adulta, a seleção brasileira masculina disputa, a partir desta terça-feira (15), a Copa Pan-Americana de vôlei, em Guadalajara, no México, com foco na transição e no desenvolvimento das novas gerações. Assim, a estreia será contra a República Dominicana, às 19h, no horário de Brasília-DF.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

“No constante trabalho de renovação que realizamos na seleção brasileira, a Copa Pan-Americana é uma oportunidade de darmos mais experiência internacional para alguns jogadores e observá-los atuando com a camisa da seleção brasileira. Temos jogadores que já passaram pela seleção adulta e outros que foram convocados pela primeira vez. Essa transição para a equipe adulta é muito importante”, explica o técnico Renan Dal Zotto, que permanece no Brasil preparando a equipe que disputa o Campeonato Sul-Americano, a partir do dia 26 de agosto, em Recife-PE.

Elenco brasileiro

No comando da equipe no México estará Carlos Schwanke, auxiliar-técnico da seleção brasileira. Os centrais Geovane Kuhnen e Pietro, o oposto Oppenkoski, os ponteiros Lukas Bergmann e Marcus Vinicius, o levantador Mateus Bender e o líbero Bryan Boll estão em sua primeira experiência com a seleção adulta. “A CBV realiza um trabalho coordenado, unificado e contínuo entre as seleções de base e adulta. A participação na Copa Pan-Americana faz parte desse processo. Teremos, por exemplo, atletas que disputaram o Mundial sub-21, que estão trilhando seu caminho de desenvolvimento no esporte. O técnico Renan Dal Zotto continua com o grupo que disputará o Sul-Americano e o Schwanke estará no México com a equipe da Copa Pan-Americana”, explica Jorge Bichara, diretor técnico da CBV.

Do mesmo modo, além dos estreantes, o grupo que disputa a Copa Pan-Americana reúne o levantador Brasília; os ponteiros Maicon Santos e Victor Birigüi; o oposto Darlan; os centrais Cledenilson e Thiery, e o líbero Alê Elias. “É uma equipe bem jovem, que vem trabalhando forte no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema. Colocar esses garotos em quadra é fundamental para o desenvolvimento deles. Cabe a eles aproveitarem a chance”, destacou Carlos Schwanke.

Sistema de disputa

A Copa Pan-Americana é disputada por 10 seleções, divididas em três grupos (dois com três times, e um com quatro). Os dois melhores primeiros colocados avançam direto para as semifinais. Além disso, o terceiro melhor primeiro e os segundos colocados disputam as quartas de final.

Dessa forma, o Brasil está no grupo B, ao lado de Canadá e República Dominicana. Já na chave A, estão Chile, Estados Unidos e Porto Rico. Por fim, Colômbia, Cuba, México e Peru compõem o grupo C.

*Com informações da Confederação Brasileira de Vôlei

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Vôlei