Siga o OTD

Vôlei

São José reverte decisão e recupera pontos na Superliga

Farma Conde São José consegue efeito suspensivo, reverte decisão e recupera pontos perdidos na Superliga

(Foto: Mariana Luz/Agência NTZ)

O Farma Conde/São José conseguiu um efeito suspensivo à decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e recuperou os cinco pontos que havia perdido na Superliga masculina. A equipe havia sido punida pela suposta escalação irregular do cubano Sanchez e do estoniano Taht no duelo contra o Vôlei Renata, em 22 de outubro, mas conseguiu reverter a situação. Com isto, o time entra no G-4 da classificação, agora com 20 pontos.

+ Daniel Cargnin leva o ouro no World Masters de judô

O caso que levou a punição do Farma Conde/São José aconteceu em outubro, na estreia da Superliga. Na ocasião, o time do Vale do Paraíba venceu o Vôlei Renata por 3 sets a 2, fora de casa, e teve como Sanchez como maior pontuador da partida, com 31 pontos. No entanto, segundo a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), nem Sanchez nem Taht estavam regularizados para a partida.

Os dois estrangeiros apareciam em nota no site da CBV, regularizados, numa quinta-feira, 20 de outubro, mas o regulamento da competição determina que quarta-feira é o limite semanal para escalação de atletas. Assim, eles não poderiam ter sido escalados. A CBV denunciou a situação e o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) julgou o caso em 17 de novembro. O julgamento, conduzido pelo relator Felipe Moccia, determinou a perda dos cinco pontos e uma multa de R$ 1,2 mil ao time de São José.

Efeito suspensivo

Tão logo saiu a decisão, o Farma Conde São José buscou recorrer. Segundo a equipe, a documentação dos jogadores haviam sido enviadas na quarta-feira, 19 de outubro, pela manhã, e ambos estavam em situação regular durante a referida partida. O clube ainda citou um caso semelhante que ocorreu na temporada passada, envolvendo o atleta patrick Gasman, do FUNVIC/Natal. Na ocasião, o time potiguar não foi punido.

O São José conseguiu um efeito suspensivo nesta semana e a CBV confirmou a decisão. Através de nota emitida nesta quarta-feira (21), a entidade garantiu a devolução dos pontos ao Farma Conde São José e a suspensão da multa. A confederação também publicou a tabela de classificação atualizada da Superliga com a devolução dos cinco pontos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Agora, o São José tem 20 pontos e aparece na quarta colocação da liga. A equipe já fez dez jogos, tendo sete vitórias e três derrotas. O líder é o Sada Cruzeiro, com 25 pontos, seguido pelo Vôlei Renata, com 22, e pelo Sesi-SP, com 20. O São José vem de três vitórias consecutivas e enfrentará o lanterna Rede Cuca nesta quarta-feira (21), no encerramento do primeiro turno.

Mais em Vôlei