Siga o OTD

Vôlei

Renan tem receita para bater a Polônia e ir à final do Mundial

Renan Dal Zotto diz que a melhor forma do Brasil aguentar a pressão da Polônia e ir à final do Mundial de vôlei é ser agressivo no saque e no bloqueio

Renan Dal Zotto receita para a final do Mundial de vôlei masculino
(Divulgação/CBV)

Pela sétima vez consecutiva, a seleção brasileira masculina chega à semifinal do Campeonato Mundial de vôlei masculino, mas, para chegar à sexta final seguida, será preciso derrotar a Polônia, atual bicampeã, que joga em casa. A tarefa é bastante difícil, contudo o técnico Renan Dal Zotto acredita que sabe o caminho para superar os poloneses e se classificar para a decisão.

+Acompanhe ao vivo: Brasil e Polônia na semifinal do Mundial; sábado, 13h

“A seleção polonesa é muito consistente, agride o tempo todo. A melhor forma de nos defendermos é atacando também. Isso significa um saque forte pressionando, um bloqueio agressivo e um sistema de defesa funcionando. Será um jogo aberto. Eles terão o apoio da torcida, o que traz uma motivação extra. Mas nós estamos vivendo um bom momento”, acredita o treinador.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

ESPERANÇA

A esperança de Renan Dal Zotto em um bom resultado na semifinal do Mundial de vôlei contra a Polônia está baseada nos muitos desafios superados pelo grupo, que teve baixas importantes, mas mostrou união, determinação e talento em uma campanha que até agora é de cinco vitórias em cinco jogos, com apenas três sets perdidos.  

Leal vôlei masculino seleção brasileira de vôlei masculino seleção masculina de vôlei Brasil Catar ao vivo Mundial de vôlei masculino japão
(Divulgação/VolleyballWorld)

“O que me deixa muito feliz é a entrega de cada um. O nosso dia a dia, o que é feito fora da quadra, tem proporcionado isso. Temos uma característica muito clara que é a mescla de gerações. E é impressionante a cumplicidade que eles têm um com o outro, um dos ingredientes mais importantes na formação desta equipe. Não é garantia de nada, mas é importante. O que acontece durante os jogos é reflexo de tudo isso”, explica o técnico Renan Dal Zotto, que elegeu a estreia contra Cuba como o momento mais difícil da campanha até aqui. “Este formato do Mundial é diferente das edições anteriores, com menos jogos. Cada set contou para a classificação geral, com impacto nos cruzamentos das fases eliminatórias. Viemos sabendo que precisaríamos jogar sete partidas, e para isso nos preparamos”. 

RESERVAS À ALTURA DOS TITULARES

Na união do grupo está um dos segredos da superação da equipe brasileira. Antes da viagem para o Mundial de vôlei masculino, Renan perdeu o oposto Alan e o central Isac por lesão. Na ausência de Lucarelli, com dores na panturrilha, Rodriguinho deu seu recado nas oitavas de final contra o Irã. Portanto, estão todos ali, prontos para o que der e vier.  

Brasil Polônia mundial de vôlei masculino semifinal ao vivo Cachopa Flávio seleção brasileira de vôlei masculino seleção masculina de vôlei
(FIVB)

“Cada vez que uma peça se machuca, ficamos preocupados, pois todos são importantes no nosso conjunto. E nesses momentos os que estão no banco mostram seu valor. Todas as vezes em que precisamos, os que estavam fora corresponderam. No caso dos levantadores, hoje temos dois titulares, dois atletas de imenso talento. Os dois se ajudam muito, e independentemente de quem estiver na quadra, o outro está de fora dando suporte. Esta cumplicidade é importante para nossos objetivos”, explica Renan. 

EXPERIÊNCIA FORA DA QUADRA

Fora das quadras, a experiente comissão técnica também é trunfo. “Todos os profissionais da comissão técnica, inclusive os que não viajaram conosco, nos deram suporte na caminhada até aqui. Todos têm uma contribuição tremenda. Cada um tem um papel bem claro. De forma geral, debatemos muito, colocamos em pautas muitas questões, e as soluções são sempre encontradas em conjunto. Trabalhamos com uma harmonia muito grande, com profissionais muito capacitados em todas as áreas”, elogia o treinador. 

Na semifinal do Mundial de vôlei masculino, o Brasil terá em quadra jogadores que estão entre os melhores da competição. Leal é o atacante mais eficiente; o segundo maior pontuador do Mundial, com 93 acertos; e está no top 10 de melhores sacadores. Thales lidera o ranking de defesas e está em sexto no de recepção. Flávio é o quarto entre os bloqueadores; e Cachopa, o quinto entre os levantadores. Todos com o desafio de parar a equipe que venceu as duas últimas edições do Mundial.

Mais em Vôlei