Siga o OTD

Vôlei

Brasil cai novamente pra Polônia e fica fora da final após 24 anos

Poloneses já haviam derrotado a seleção nas duas últimas finais e vão em busca do tricampeonato, enquanto brasileiros disputarão o bronze contra Itália ou Eslovênia

Cachopa Brasil Polônia vôlei masculino mundial de vôlei masculino seleção masculina de vôlei ao vivo
(FIVB)

O Brasil perdeu para a Polônia por 3 sets a 2 em Katovice, na Polônia, pela semifinal do Mundial de Vôlei masculino neste sábado (10). As parciais foram de 23/25, 25/18, 25/20, 21/25 e 15/12. Com isso, fica fora pela primeira vez de uma decisão de título mundial após exatos 24 anos. Entre 2002 e 2018 a seleção esteve em todas, vencendo as três primeiras e perdendo as duas últimas. Caiu em ambas para essa mesma Polônia, que agora vai para o tri contra quem ganhar de Itália ou Eslovênia. Quem perder pega o Brasil na disputa do bronze.

Kurek e Semeniuk ganharam dois sets quase sozinhos. O primeiro marcou 24 pontos e o segundo, 23. Sliwka ajudou com outros 19. Comandaram a Polônia. Pelo lado do Brasil, Leal, até então o melhor atacante do campeonato, marcou apenas 13. Lucarelli fez 18, Wallace 12 e Lucão e Flávio dez cada. No coletivo, os poloneses marcaram 66 pontos no ataque contra 55 do Brasil. No bloqueio, 10 a 8 para eles. Cada time fez três aces e a gente deu 34 pontos em erros e recebemos 30.

Jogo de gente grande

Com o ginásio fervendo, a Polônia começou com mais força o jogo e se impôs na primeira metade do set inicial. Escapou três pontos no 7 a 4. Mas o Brasil acelerou, empatou no 8 a 8 e abriu dois no 12 a 10, silenciando o ginásio. Na segunda metade do set, Lucarelli cresceu e trouxe junto a seleção, que levou a vantagem para quatro na reta final, no 20 a 16. O time tinha tudo sob controle, mas ainda assim os atuais bicampeões mundiais encostaram no 24 a 23. Chegaram e ter o 24 a 24 em um bloqueio nosso para fora, mas um desafio do banco brasileiro de toque na rede foi confirmado e a seleção fez 25 a 23.

Dois pra eles

O segundo set começou parecido com o primeiro, com os anfitriões, apoiados pela torcida, se impondo. Não exclusivamente pela própria força, mas muito também pelos erros do Brasil. Primeiro eles abriram dois pontos, depois três, quatro até chegarem a seis no 16 a 10. A coisa piorou dali pra frente, a desvantagem chegou a oito no 19 a 11. O Brasil não se desesperou, reequilibrou o jogo e tirou um pouco da distância até o final. Apesar do revés, a seleção voltou leve para o terceiro set e começou controlando o placar, ainda que acossada de perto pelos donos da casa. E pela torcida. Na segunda metade, porém, os poloneses viraram a abriram 18 a 14. Foi o suficente para fazer 2 a 1 na semifinal.

Flavio Brasil Polônia vôlei masculino mundial de vôlei masculino seleção masculina de vôlei ao vivo semifinal
(FIVB)

+ tabela de jogos, chaves e resultados de todo o campeonato

Time de chegada

A um passo da decisão do Mundial de Vôlei, os donos da casa foram para cima no quarto set e desde o início ensaiaram escapar no marcador algumas vezes. Com Bruninho no lugar de Cachopa, o Brasil resistia em alto nível e andou lado a lado com os adversários. No final do set, desta vez, quem conseguiu escapar foi o Brasil, até o 21 a 16, e fechar no 25 a 21 para forçar o tie-break. Na hora do desempate, a Polônia pulou na frente do placar e construiu uma vantagem de três no 7 a 4. A seleção brasileira resistiu, escalou até o 7 a 7 e virou no 11 a 10. Mas os donos da casa acelerarm e viraram até fechar a semifinal em 15 a 12.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais em Vôlei