Siga o OTD

Vôlei

Brasil bate Argentina e avança à semifinal do Mundial

Em reedição da disputa pelo bronze olímpica, Brasil bate Argentina e vai à semifinal do Mundial

Brasil e Argentina Mundial de vôlei
(FIVB)

O Brasil está na semifinal do Mundial de vôlei masculino! A seleção comandada por Renan Dal Zotto derrotou a Argentina por 3 sets a 1 (25/16, 23/25, 25/22 e 25/22), nesta quinta-feira (08), em Gliwice, na Polônia, e se garantiu entre as quatro melhores equipes da competição. O adversário da próxima fase será a Polônia ou os Estados Unidos.

Foi um verdadeiro jogaço. Numa reedição da disputa pelo bronze dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 – em que a Argentina foi vencedora -, as duas equipes protagonizaram um grande duelo e fizeram um duelo recheado de tensão. Desta vez, porém, foi o Brasil quem levou a melhor, numa classificação com gosto especial.

O Brasil dominou o primeiro set, mas os argentinos reagiram na parcial seguinte. Após grandes atuações de Lucarelli e Leal, a seleção voltou a crescer no terceiro set e conseguiu a vitória. A última parcial contou com a grande participação de Bruno. O Brasil perdia o set por quatro pontos, quando o levantador entrou e liderou a equipe rumo à virada.

Leal Brasil Argentina Mundial de vôlei
Leal fez 25 pontos (Foto: FIVB)

Leal foi o maior pontuador do jogo, com 25 pontos. Wallace e Lucarelli vieram logo na sequência, com 13 e 12 pontos, respectivamente. Lucão também foi destaque, marcando 11 pontos, sendo três de bloqueio. Pelo lado argentino, Bruno Lima fez 13 pontos, enquanto Loser marcou 12.

Com a vitória, o Brasil se mantém invicto no Mundial de vôlei masculino. A equipe soma cinco vitórias em cinco jogos. Garantido na semifinal, enfrentará agora Polônia ou Estados Unidos, que se enfrentam ainda nesta quinta-feira, às 16h. A semi ocorrerá no sábado, às 16h, em Katowice, na Polônia.

Como foi o jogo

O Brasil foi dominante no primeiro set. A equipe começou abrindo 5 a 1 de frente e até sofreu o empate ainda no início, mas logo disparou no placar e assim permaneceu até o final. Lucarelli fez ótima passagem e colocou o Brasil na liderança do placar até 14 a 9. A partir daí, a Argentina passou a falhar muito e Leal cresceu no jogo. A seleção brasileira administrou até vencer por 25 a 16.

No segundo set, a situação mudou. A Argentina entrou no jogo e trocou pontos com o Brasil desde os primeiros momentos. A equipe azul e branca tomou a dianteira do placar a partir da metade da parcial, mas sempre com o Brasil na cola. Na reta final, o Brasil até passou a frente em 21 a 20, mas sofreu a virada e perdeu a parcial por 25 a 23.

Brasil e Argentina bloqueio Mundial de vôlei
Cachopa e Flávio no bloqueio (Foto: FIVB)

Com o placar na partida igualado, o Brasil retomou seu poderio no início do terceiro set. A equipe abriu 10 a 6 para ficar a vontade na parcial. A Argentina chegou a encostar no placar, mas a seleção brasileira se manteve em vantagem. No entanto, após ter 20 a 14 no placar, os comandados de Renan Dal Zotto viram os rivais crescerem e encostarem em 21 a 19. O Brasil teve calma no fim e fechou em 25 a 22.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No quarto set, o Brasil também começou em vantagem, em 3 a 1, mas a Argentina logo passou a frente. A equipe abriu margem e chegou a ter 14 a 10 de frente, mas o Brasil voltou para a partida com a entrada do levantador Bruno. Após ótima passagem de Leal, o time chegou ao empate em 16 a 16. A equipe seguiu a crescente e passou a frente em 21 a 20, abrindo até fechar em 25 a 21.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Vôlei