Siga o OTD

Vôlei

Brasil vence Japão e vai à semi da Liga das Nações feminina

Em jogaço, Brasil vence Japão por 3 sets a 1 e se classifica para a semi da Liga das Nações feminina

Brasil x Japão Liga das Nações de vôlei
(Foto: FIVB/Divulgação)

O Brasil está na semifinal da Liga das Nações de vôlei feminino! Em um jogaço, a seleção derrotou o Japão por 3 sets a 1 (29/27, 28/26, 20/25 e 25/14) na manhã desta quarta-feira (13), em Ancara, na Turquia, e se garantiu entre as quatro melhores equipes da competição. Agora, aguarda o vencedor de Estados Unidos e Sérvia para saber quem enfrentará na próxima fase.

+ Confira a tabela da Liga das Nações feminina

O Brasil teve uma campanha de dez vitórias e apenas duas derrotas na primeira fase da Liga das Nações. Com 29 pontos, a equipe comandada por José Roberto Guimarães ficou em segundo lugar na classificação geral, atrás somente dos Estados Unidos, atual campeão olímpico. O Japão, por sua vez, foi o quinto colocado com 25 pontos, após um retrospecto de oito vitórias e quatro derrotas.

Dentro de quadra, o duelo cumpriu com a promessa de equilíbrio e foi um jogão. O Brasil precisou correr atrás do placar nos dois primeiros sets e conseguiu viradas incríveis, em especial na primeira parcial, quando saiu de um 21 a 15 contra para um 29 a 27 a favor. Com uma defesa praticamente impecável, o Japão conseguiu a vitória no terceiro set, mas o Brasil deslanchou na quarta parcial para fechar o jogo.

O Brasil começou o jogo com Julia Kudiess, Carol, Macris, Gabi, Kisy, Julia Bergmann e Natinha (L). Nos três primeiros sets, Lorenne e Roberta entraram em quadra na inversão do 5×1. Rosamaria também foi acionada em todas as parciais e contribuiu com ótimas passagens de saque.

Gabi foi a maior pontuadora do jogo (Foto: FIVB)

Gabi foi a maior pontuadora do jogo, com 23 pontos, sendo 22 de ataque. Kisy anotou 20 pontos, enquanto Julia Bergmann fez 17. Carol e Kisy anotaram quatro pontos de bloqueio cada. Pelo lado japonês Kotona Hayashi marcou 16 pontos e Sarina Koga marcou 14.

A fase final da Liga das Nações

Em quatro edições de Liga das Nações de vôlei já disputadas até aqui, esta é a quarta vez que o Brasil chega na semifinal do torneio feminino. A equipe foi vice-campeã das duas últimas temporadas e busca o título inédito neste ano.

Agora, o Brasil enfrentará o vencedor do duelo entre Estados Unidos e Sérvia, que jogam nesta quarta-feira, às 12h30. Do outro lado da chave, se enfrentam Turquia e Tailândia e Itália e China. As semifinais acontecerão no sábado (16), enquanto a final está programada para domingo (17), às 12h30.

Como foi o jogo

O primeiro set foi eletrizante. O Brasil começou melhor e chegou a ter 6 a 3 de frente, mas o Japão logo entrou no jogo e tomou conta da parcial. A equipe virou o placar e disparou, contando também com muitos erros da seleção brasileira. Eficaz, o Japão abriu até fazer 21 a 15.

O Brasil se acertou, encaixou uma sequência de seis pontos seguidos e voltou para o set. Nos últimos pontos, a equipe verde-amarela passou a frente, com uma grande atuação de Julia Bergmann, e teve quatro set points antes de fechar em 29 a 27.

Carol e Julia Bergmann Brasil x Japão Liga das Nações de vôlei
Julia Bergmann e Carol foram muito bem no bloqueio no jogo contra o Japão (Foto: Divulgação/FIVB)

O segundo set teve uma tônica um pouco parecida com a parcial anterior, com o Brasil correndo atrás do placar. Defendendo muito bem, o Japão abriu vantagem no início, com 12 a 9. Diferente do primeiro set, porém, o Brasil não deixou a equipe adversária desgarrar e rapidamente empatou, conseguindo passar a frente em 16 a 15.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A partir daí, a seleção brasileira passou a controlar o placar do jogo e chegou a 21 a 18, mas sofreu o empate, deixando a reta final igual à da primeira parcial. O Brasil teve 24 a 22 e desperdiçou dois set points. O Japão chegou a passar a frente em 26 a 25, mas o Brasil se segurou e virou para 28 a 26.

Na terceira parcial, o Japão também abriu frente no início e chegou à parada técnica do set com 12 a 10 de vantagem. O time asiático abriu na metade da parcial e chegou a ter 17 a 12 na frente do placar. O Brasil até empatou em 20 a 20, mas sofreu cinco pontos seguidos e perdeu por 25 a 20.

Macris e Roberta, as levantadoras do Brasil (Foto: Divulgação/FIVB)

O quarto set teve uma tônica completamente diferente. O Brasil saltou a frente logo no início, dominou as ações do jogo e contou com muitas falhas do Japão para fechar em 25 a 14.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Vôlei