Siga o OTD

Vôlei

Brasil faz lição de casa e confirma vaga na fase final da VNL

Seleção feminina de vôlei derrotou a Coreia do Sul sem maiores problemas e chega na oitava vitória em dez jogos disputados pela Liga das Nações

Carol vôlei Brasil seleção feminina vôlei feminino Liga das Nações de Vôlei Feminino ao vivo Coreia do Sul
(divulgação/FIVB)

O Brasil derrotou a Coreia do Sul sem maiores problemas na tarde desta quinta-feira (30) pela segunda rodada da terceira semana da Liga das Nações de vôlei feminino. O placar foi de 3 a 0 com parciais de 25/17, 25/19 e 25/13. Com isso, o time chega a oito vitórias em dez jogos e confirma vaga na fase final da competição. Tem a terceira melhor campanha da etapa de classificação atrás apenas de Estados Unidos e Japão, que também têm oito vitórias, mas em nove duelos. As sul-coreanas, por outro lado, conheceram a décima derrota em dez duelos e seguem apenas com um set vencido.

Os destaques do jogo dão o tom do trabalho de renovação comandado pelo técnico José Roberto Guimarães. As duas maiores pontuadoras do Brasil foram Julia Bergmann, 21 anos, com 16 pontos sendo cinco no bloqueio e 11 no ataque, e Julia Kudiess, de 19 anos, marcando 10 pontos, sete no ataque, dois no bloqueio e um no saque. Pelo lado sul coreano, Park Jeongah fez 14. No geral, o Brasil fez 39 pontos no ataque, 14 no bloqueio, quarto no saque e 18 em erros das rivais. Já elas marcaram 29, cinco, três e 12, pela mesma ordem.

Experiência internacional

“Foi uma vitória importante que matematicamente garante nosso lugar na fase final. Conseguimos colocar boa parte do time para jogar e ter essa experiência é muito importante para o grupo. Amanhã temos mais um jogo difícil contra a Bulgária e contamos com a torcida de todos”, disse Bergmann. Zé Roberto completou: “Boa parte da equipe participou do jogo. Essas experiências são importantes para todas as jogadoras sentirem o nível internacional. Agora a classificação já está garantida para a fase final, mas temos que nos preparar para os dois jogos restantes nessa etapa”.

Turquia e mais sete

A terceira semana da Liga das Nações de vôlei feminino é a última da primeira fase e está sendo realizada em Sofia, na Bulgária. Nela, antes da Coreia do Sul, a seleção já havia derrotado a China por 3 a 2 e agora enfrenta as donas da casa nesta sexta (1º) antes de fechar a participação contra a Tailândia no dia seguinte. Os sete melhores mais a Turquia avançam para as quartas de final. As turcas já têm vaga garantida porque vão sediar a fase final, marca para ocorrer entre 13 e 17 de julho, em Ancara.

+ tabela de classificação, resultados e próximos jogos

Passeio em Sofia

As sul-coreanas mostraram já no primeiro set porque não venceram mais do que um set até aqui na Liga das Nações. Sem variações de jogadas, viviam de uma China, elas erraram muito e o Brasil nem precisou suar muito para escapar no placar até fazer 1 a 0. Na segunda parcial, as asiáticas, que fizeram a semifinal contra o Brasil nos Jogos de Tóquio ano passado, conseguiram acompanhar a seleção somente até o 5 a 4, mas logo o time de Zé Roberto marcou uma sequência de 5 a 1, abriu 10 a 5 e recolocou a ‘velocidade de cruzeiro’ até fazer 22 a 15. A Coreia do Sul reagiu, cortou para 22 a 18, mas foi só um susto. Pouco mudou no terceiro set, mesmo com a seleção brasileira bem modificada em quadra.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais em Vôlei