Siga o OTD

Vôlei

Brasil vence Alemanha no primeiro jogo da Liga das Nações

Renovada, seleção estreia na competição com jogo equilibrado e Julia Bergmann como destaque

Carol comemora Brasil x Alemanha Liga das Nações de vôlei feminino 2022
Seleção feminina estreou com vitória sobre a Alemanha (Foto: Divulgação/FIVB)

Brasil e Alemanha fizeram um jogo quente nesta terça-feira (31), pela primeira rodada da Liga das Nações de vôlei feminino. O primeiro set já mostrou como seria o restante da partida: equilibrado, disputado e com bastante volume de jogo. No fim, o Brasil levou a melhor e ganhou por 3 sets a 1 (29/27, 23/25, 27/25 e 25/21). 

+ Tabela da Liga das Nações de vôlei feminino

Ambas as equipes são novas e totalmente renovadas. No Brasil, por exemplo, só quatro atletas que estavam presentes nos Jogos Olímpicos de Tóquio, por outro lado, outras quatro estavam fazendo o seu primeiro jogo pela seleção adulta: Kisy, Diana, Lorena e Karina. As duas primeiras entraram e já pontuaram. Kisy marcou 10 vezes, já Diana fez 11.

Julia Bergmann foi o grande destaques da partida. A atleta, que vai desfalcar o Brasil no Mundial porque está finalizando a faculdade de física nos Estados Unidos, foi de grande importância para a vitória. Ela fez 19 pontos.

Julia Bergmann na Liga das Nações
Julia Bergmann foi a principal pontuadora do Brasil na estreia (Foto: Divulgação/FIVB)

Apesar de ter vencido o primeiro set, não foi fácil chegar ao resultado. O Brasil ficou atrás em alguns momentos do jogo e precisou correr atrás para reverter. E conseguiu! A equipe chegou a ter quatro sets point para fechar, mas as alemãs não deram moleza e conseguiram empatar e levar o jogo por mais um tempo. 

Contudo, a equipe brasileira lutou e teve mais três oportunidades de levar. Na primeira não teve êxito, mas na sétima tentativa, em um ponto de bloqueio de Lorenne, a equipe pontuou e fechou o primeiro set por 29 a 27. Nesta primeira etapa, os pontos de bloqueio foram o principal diferencial do Brasil, que conseguiu marcar sete vezes só desta forma. 

No segundo set, apesar das equipes continuarem fazendo um jogo bem jogado e com volume, a Alemanha conseguiu encaixar melhor as bolas e abriu uma boa diferença, a qual conseguiu levar até o final e fechar o set por 25 a 23.  

Alemanha na Liga das Nações
Jogadoras alemãs comemoram ponto sobre o Brasil na Liga das Nações (Foto: Divulgação/FIVB)

Assim como a Alemanha fez no primeiro set e conseguiu dificultar a vida das brasileiras, o Brasil fez a mesma coisa nesta etapa. As alemãs estavam com seis pontos de vantagem, mas a diferença caiu para dois. Apesar de ter perdido, a equipe de Zé Roberto manteve o seu bom bloqueio e conseguiu converter, em sequência, cinco pontos, o que fez a Alemanha ter que lutar para fechar o set por 27 a 25. 

O equilíbrio foi constante em mais no terceiro set, e as equipes ficaram se revezando à frente no placar. As alemãs se aproveitaram dos erros do Brasil que caiu um pouco de rendimento. Foram 7 pontos só em desacertos brasileiros. Porém, a equipe de Zé Roberto também fez bom uso das chances que teve. Pela segunda vez no jogo a Alemanha errou o rodízio na hora do saque e em um ponto de bloqueio, o Brasil conseguiu a virada e fechou o 3º set por 27 x 25 após três tentativas. 

Brasil x Alemanha Liga das Nações jogadoras comemoram
Jogadoras do Brasil comemoram vitória na reta final (Foto: Divulgação/FIVB)

No quarto e último set, o Brasil saiu na frente no começo e não deu vantagem para a Alemanha. A equipe que tinha Macris como líder, abriu uma boa vantagem e levou até o fim, chegando a ficar nove pontos à frente.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

As alemãs, que não desistem de nenhum jogo, começaram a dificultar as coisas e mataram alguns match points do Brasil, mas, com a boa vantagem adquirida, as brasileiras conseguiram fechar por 25 a 21 e saírem vitoriosas do primeiro jogo da Liga das Nações. A Seleção brasileira volta a jogar na quinta-feira, 2, e enfrenta a Polônia.

Formato da Liga das Nações

Em sua quarta edição a Liga das Nações de vôlei tem um novo formato a partir desta temporada. As 16 equipes de cada naipe estão divididos em dois grupos em cada uma das três semanas de disputa “regular”. A cada semana, cada seleção fará quatro jogos, totalizando 12 partidas disputadas ao final da primeira fase. Os oito melhores times da classificação avançam ao mata-mata, que este ano será disputado a partir das quartas de final. O mata-mata decisivo da competição será disputado em Ancara, na Turquia entre os dias 13 e 17 de julho.

O Brasil começa a caminhada na Liga das Nações de vôlei feminino em Shreveport-Bossier, onde enfrenta Alemanha, Polônia, República Dominicana e Estados Unidos.

Mais em Vôlei