Siga o OTD

Vôlei

Gabi anota 19 em classificação dramática do Vakif na Champions

Time turco pega agora o arquirrival Fenerbace pelas semifinais do europeu de vôlei. Tem duelo de brasileiras, já que o Fener conta com Ana Cristina Souza. No masculino, o Civitanova, de Lucarelli, foi eliminado.

Vakifbank Gabi Guimarães quartas de final Champions League de vôlei feminino
Gabi, a camisa dez, após a classificação para a semifinal da Champions (divulgação/CEV)

A brasileira Gabi Guimarães marcou 19 pontos na dramática vitória do Vakifbank sobre o polonês Rzeszow pela rodada de volta das quartas de final da Champions League de vôlei feminino. Classificado, o time agora vai enfrentar o arquirrival Fenerbahce no clássico turco das semifinais. A disputa por um lugar na grande decisão do principal torneio europeu de clubes terá ainda um duelo brasileiro, já que o Fener conta com a ponteira Ana Cristina Souza. No masculino, o Civitanova, de Lucarelli, foi eliminado.

Gabi Guimarães só não fez mais ponto que a companheira Isabelle Haak, estrela do time, no jogo contra o Rzeszow realizado nesta quarta-feira (16), em Istambul, na Turquia. A sueca marcou 28 pontos. Os 19 da brasileira foram 17 no ataque, com aproveitamento de 53%. Colocaram 32 bolas pra Gabi. Os outros dois pontos foram no bloqueio. A sérvia Jelena Blagojevic, das visitantes, também marcou 19.

“Não esperava chegar aqui, ganhar de 3 a 0 e pronto, acabou. Em primeiro lugar gostaria de dar os parabéns para o time delas, nunca desistiram, em nenhum momento do jogo. Colocaram pressão o tempo todo, foi realmente impressionante. Fazia tempo que a gente não encarava esse tipo de jogo, em que é necessário ter paciência, manter o foco e não perder o mental”, disse Gabi Guimarães. “Fizemos a diferença porque jogamos juntas e acreditamos o tempo todo.”

Apertou no final

O Vakifbank entrou em quadra precisando devolver a derrota da partida de ida, por 3 a 2, na Polônia. O limite para passar sem precisar do desempate era justamente a vitória por 3 a 1. O início deu a entender que seria um 3 a 0 fácil para as turcas, parciais de 25/15 e 25/19 e 2 a 0 no placar. As polonesas, porém, não se entregaram e arrancaram a vitória no terceiro set com um 25 a 23. Assim, cresceram no jogo e só sucumbiram em um novo 25 a 23 no quarto set, desta vez para Gabi, Haak e companhia, classificadas para as semifinais da Champions League de vôlei feminino. A outra semifinal terá Monza ou Conegliano de um lado. O outro sairia de Dinamo Kazan e Dinamo Moscou, mas eles foram excluídos do torneio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, FACEBOOK E TIKTOK

Lucarelli fora

No torneio masculino, o Civitanova, time italiano onde joga o brasileiro Lucarelli, foi eliminado pelo Jastrzebski nas quartas de final. Eles precisavam devolver a derrota por 3 a 0, em casa, no jogo de ida do confronto e chegaram a fazer 2 a 0, mesmo jogando na Polônia. O terceiro set foi acirrado e decidido pra lá dos 25 pontos, com os poloneses sacramentando a vitória, e a vaga, no 28 a 26. A seguir, o Jastrzebski ainda virou o jogo e venceu no tie-break. As parciais foram de 24/26, 23/25, 28/26, 25/19 e 15/12.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei