Siga o OTD

Vôlei

Com 12 de Gabi, Vakifbank vence final e retoma controle do mundo

Time turco faz 3 a 2 no Conegliano, da Itália, e conquista o Mundial de Clubes pela quarta vez, a terceira em quatro anos. Minas, atual campeão da Superliga, ficou na quarta colocação e foi o melhor do Brasil

Gabi Guimarães Vakifbank Mundial de Clubes de vôlei feminino campeão
Gabi (10) comemora, logo à frente, literalmente com a mão na taça (twitter/VakifBankSK)

Para a surpresa se zero pessoas, Vakifbank e Conegliano fizeram um jogaço na final do Mundial de Clubes de vôlei feminino, disputado em Ancara, na Turquia. Melhor para o Vakifbank, que foi campeão ao fazer 3 a 2 neste domingo (19) contando com 12 pontos da atacante brasileira Gabi Guimarães. As parciais foram de 25/15, 22/25, 25/22, 22/25 e 15/7. A vitória tem gosto de revanche, pois a equipe turca foi tirada do caminho do tri em 2019 justamente ao perder a semifinal para a italiana. Este é o quarto título mundial delas, o terceiro em quatro edições.

Isabelle Haak, sueca grande estrela do time turco durante todo o Mundial de Clubes de vôlei feminino, não decepcionou na final e marcou 28 pontos sozinha, sendo 26 no ataque, um no bloque e outro no saque. Chiaka Ogbogu também foi destaque no Vakifbank com 15, sendo quatro deles no bloqueio, a melhor do jogo no fundamento. A italiana Egonu anotou 35 para o Conegliano, que chegou na final como campeão, pois levou a versão anterior do campeonato, em 2019. Em 2020 não teve por conta da pandemia.

Gabi Guimarães Isabelle Haak Vakifbank Mundial de Clubes de vôlei feminino campeão
Haak e a camisa 10 Gabi (twitter/VakifBankSK)

“Sou feita de muitos sonhos. Mas, principalmente, de muito trabalho. E no vôlei o trabalho é sempre coletivo. Muita, mas muita gente focada pro trabalho acontecer. Hoje eu realizo mais um sonho na minha vida, e esse eu sonhei demais. 2021 está sendo um ano muito especial. Nem sei se eu merecia tanto. Sou pura alegria e gratidão! Muita gente me ajudou a chegar aqui. Vocês sabem quem são. Obrigada!”, disse a ponteira em post no instagram. “Somos campeãs do mundial de clubes. ‘Thanks, Vakifbank. We made history today!’.”

A brasileira foi a sétima maior pontuadora do Mundial de Clubes, marcou 45 no total. Ficou colada nas turcas Zehra Gunes, colega de time e maior bloqueadora do campeonato, e Neri Ozsoy, do Minas. Dali pra cima, só mais de 70 pontos. A italiana Egonu rompeu os cem e chegou a 107. As russas do Fenerbahce Arina Fedorovtseva e Anna Lazareva marcaram 89 e 72. Entre elas, a terceira melhor Haak somando 78.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Minas e Praia

O título em cima do Conegliano foi o primeiro do time de Gabi Guimarães em uma final sem ser contra brasileiro. Em 2013, as turcas derrotaram o Unilever. Depois, em 2017 e 2018 venceram primeiro o Rexona e depois o Minas. Agora em 2021, o atual campeão da Superliga Minas voltou a ser o melhor do país ficando em quarto lugar após parar nas semifinais diante do Conegliano e perder o bronze para Fenerbahce, da Turquia. O Praia foi o outro representante do Brasil, mas caiu ainda fase de grupos com derrotas para as italianas e para o Fener. Acabou em quinto.

Vakifbank Gabi Guimarães Mundial de Clubes de vôlei feminino campeão
(twitter/VakifBankSK)

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei