Siga o OTD

Vôlei

Com 12 de Gabi, Vakifbank vence final e retoma controle do mundo

Time turco faz 3 a 2 no Conegliano, da Itália, e conquista o Mundial de Clubes pela quarta vez, a terceira em quatro anos. Minas, atual campeão da Superliga, ficou na quarta colocação e foi o melhor do Brasil

Gabi Guimarães Vakifbank Mundial de Clubes de vôlei feminino campeão
Gabi (10) comemora, logo à frente, literalmente com a mão na taça (twitter/VakifBankSK)

Para a surpresa se zero pessoas, Vakifbank e Conegliano fizeram um jogaço na final do Mundial de Clubes de vôlei feminino, disputado em Ancara, na Turquia. Melhor para o Vakifbank, que foi campeão ao fazer 3 a 2 neste domingo (19) contando com 12 pontos da atacante brasileira Gabi Guimarães. As parciais foram de 25/15, 22/25, 25/22, 22/25 e 15/7. A vitória tem gosto de revanche, pois a equipe turca foi tirada do caminho do tri em 2019 justamente ao perder a semifinal para a italiana. Este é o quarto título mundial delas, o terceiro em quatro edições.

Isabelle Haak, sueca grande estrela do time turco durante todo o Mundial de Clubes de vôlei feminino, não decepcionou na final e marcou 28 pontos sozinha, sendo 26 no ataque, um no bloque e outro no saque. Chiaka Ogbogu também foi destaque no Vakifbank com 15, sendo quatro deles no bloqueio, a melhor do jogo no fundamento. A italiana Egonu anotou 35 para o Conegliano, que chegou na final como campeão, pois levou a versão anterior do campeonato, em 2019. Em 2020 não teve por conta da pandemia.

Gabi Guimarães Isabelle Haak Vakifbank Mundial de Clubes de vôlei feminino campeão
Haak e a camisa 10 Gabi (twitter/VakifBankSK)

“Sou feita de muitos sonhos. Mas, principalmente, de muito trabalho. E no vôlei o trabalho é sempre coletivo. Muita, mas muita gente focada pro trabalho acontecer. Hoje eu realizo mais um sonho na minha vida, e esse eu sonhei demais. 2021 está sendo um ano muito especial. Nem sei se eu merecia tanto. Sou pura alegria e gratidão! Muita gente me ajudou a chegar aqui. Vocês sabem quem são. Obrigada!”, disse a ponteira em post no instagram. “Somos campeãs do mundial de clubes. ‘Thanks, Vakifbank. We made history today!’.”

A brasileira foi a sétima maior pontuadora do Mundial de Clubes, marcou 45 no total. Ficou colada nas turcas Zehra Gunes, colega de time e maior bloqueadora do campeonato, e Neri Ozsoy, do Minas. Dali pra cima, só mais de 70 pontos. A italiana Egonu rompeu os cem e chegou a 107. As russas do Fenerbahce Arina Fedorovtseva e Anna Lazareva marcaram 89 e 72. Entre elas, a terceira melhor Haak somando 78.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Minas e Praia

O título em cima do Conegliano foi o primeiro do time de Gabi Guimarães em uma final sem ser contra brasileiro. Em 2013, as turcas derrotaram o Unilever. Depois, em 2017 e 2018 venceram primeiro o Rexona e depois o Minas. Agora em 2021, o atual campeão da Superliga Minas voltou a ser o melhor do país ficando em quarto lugar após parar nas semifinais diante do Conegliano e perder o bronze para Fenerbahce, da Turquia. O Praia foi o outro representante do Brasil, mas caiu ainda fase de grupos com derrotas para as italianas e para o Fener. Acabou em quinto.

Vakifbank Gabi Guimarães Mundial de Clubes de vôlei feminino campeão
(twitter/VakifBankSK)

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Vôlei