Siga o OTD

Vôlei

Após batalha de quase 3 horas, Guarulhos bate São José e vai à final do Paulista

Jogando em casa, equipe de Guarulhos fez 3 a 1 no rival, ficando a uma vitória da semifinal

Vôlei GUarulhos e São José - Campeonato Paulista masculino de vôlei
Foto: Duda Bairros (Divulgação)

O Campeonato.Paulista masculino de vôlei já tem o seu primeiro finalista. Nessa sexta-feira (7), no Ginásio do COCTA, em São José, interior de São Paulo, o Farma Conde São José e o Vedacit Vôlei Guarulhos fizeram o segundo jogo da semifinal do Campeonato Paulista de Vôlei. Após uma batalha de cinco sets de quase três horas de duração, a equipe da Grande São Paulo venceu por 3 seta a 1 (com parciais de 20/25, 25/21, 25/21, 22/25 e 16/14).

-Tabela do Campeonato Paulista de vôlei masculino 2021

O resultado coloca o Vedacit Vôlei GUarulhos na grande decisão do Paulista masculino de vôlei. Na primeira partida, disputada na Grande São Paulo, a equipe já havia batido o São José por 3 sets a 1.

Na outra semifinal, o Sesi surpreendeu o o Vôlei Renata, atual campeão paulista e que terminou a fase de grupos na melhor colocação, na primeira partida. A partida de volta ocorrerá em Campinas, no ginásio do Taquaral, às 19h desse sábado (8).

O jogo

Precisando do resultado para não ser eliminado, o São José foi pra cima. Com o apoio da torcida, abriu vantagem e liderou quase o set inteiro. No fim, o Guarulhos encostou, mas a equipe da casa fechou em 25 a 20.

A partir do 2º set, o Guarulhos conseguiu se impor. Se aproveitando dos erros do adversário, fecharam em 25 a 21. COm o empate em 1 a 1, o terceiro set era decisivo. Se o Guarulhos vencesse, já conseguiria a vaga na final, uma vez que já havia vencido a primeira partida por 3 sets a 1.

A equipe da Grande São Paulo chegou a abrir seis de vantagem, mas o saque joseense colocou a equipe de volta na partida. Após uma boa passagem no saque de Curen, o Guarulhos abriu 4 de vantagem, mas dois ataques errados levaram a diferença para apenas um ponto. Um toco de Babu, no entanto, levou o placar a 23 a 20. Com dois ataques eficientes seguidos encerraram a parcial em 25 a 21.

Com as costas na parede, o São José seguiu forçando o saque e conseguiu abrir 9 a 5, forçando o Guarulhos a pedir tempo. Ambas as equipes erraram pouco e a vantagem se manteve. No final, Guarulhos chegou a salvar dois set points e deu um susto na torcida joseense, mas não conseguiu o empate.

Com duas horas de jogo, o tie break teve início e foi equilibradíssimo. As duas equipes seguiram na igualdade até 8 a 8. Após um ponto de ataque, São José abriu a primeira vantagem com um lindo bloqueio de Renan. Os dois de diferença permaneceram até 12 a 10, quando Guarulhos voltou a igualar a partida.

São José chegou ao primeiro set point – uma vez que a vitória levaria ao super set – mas sacou na rede e acabou pagando caro. No contra-ataque, Pato explorou o bloqueio e deu o match point a Guarulhos. Após pedido de tempo, Guarulhos bloqueou o ataque e carimbou o passaporte para a final.

Guarulhos Paulista masculino de vôlei São José
Vôlei Guarulhos bate São José e abre vantagem na semifinal do Paulista (Instagram/voleiguarulhos)

Formato da competição

O sistema de disputa terá as oito equipes em uma chave, com disputa em turno único. As quatro mais bem colocadas disputarão as semifinais e os vencedores disputarão o título. A partir das semifinais, as partidas serão disputadas e dois jogos e, caso seja necessário, será realizado o Golden Set, ao contrário do torneio feminino que será em melhor de três partidas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Em 2020, o Vôlei Renata entrou para o seleto grupo de campeões paulistas de voleibol masculino da Divisão Especial ao bater o EMS Taubaté Funvic em dois jogos, 3 sets a 2 em Campinas, e 3 sets a 1 na casa do adversário.

Mais em Vôlei