Siga o OTD

Vôlei

Vôlei terá novo sistema de classificação para a Olimpíada

A FIVB (Federação Internacional de vôlei) tem uma proposta para mudar o sistema de classificação dos países para a Olimpíada de Tóquio. A ideia é dividir a classificação em três etapas, duas internacionais e uma continental, para definir os 11 países que farão companhia ao Japão, já garantido por ser o país-sede, tanto no masculino quanto no feminino. O anúnico da aprovação ainda não foi feito porque depende da aprovação do COI (Comitê Olímpico Internacional), que deve acontecer sem grandes problemas. A informação é de Bruno Voloch, colunista de O Estado de São Paulo.

A primeira etapa de classificação seria disputada entre 12 seleções com a participação do campeão mundial de 2018 e os dois primeiros colocados do ranking de cada continente em uma sede pré-determinada pela FIVB. Os três primeiros colocados garantiriam a vaga direta para a Olimpíada.

A segunda etapa de classificação seria em outro torneio internacional, outra vez com 12 países definidos pelo ranking da entidade. Essa competição daria mais três vagas para Tóquio 2020.

Para fechar o número de participantes na Olimpíada, aconteceriam então os cinco torneios continentais, que classificariam apenas o campeão de cada um para os Jogos de Tóquio.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei