Siga o OTD

Vôlei

Minas supera o Brasília em sets diretos na estreia do Mineiro

O Itambé/Minas passou por dificuldades nos dois primeiros sets. Já na terceira parcial, passeou e fechou por 3 a 0

Minas x São Paulo - Troféu Super Vôlei
Em 2019, o Itambé/Minas foi vice-campeão do Campeonato Mineiro (Tatiana Flores/MTC)

O Itambé/Minas conquistou a vitória na estreia do Campeonato Mineiro 2020 de vôlei feminino. Em Uberlândia, sede da competição, o time minastenista derrotou o Brasília Vôlei, por 3 sets a 0, nesta terça-feira (20), parciais de 25/23, 29/27 e 25/15. A capitã Carol Gattaz e suas companheiras passaram por dificuldades nas duas primeiras parciais e venceram com facilidade a terceira.

+ Tabela do Campeonato Mineiro de vôlei feminino 2020

O Minas entrou em quadra depois de quase sete meses sem realizar um jogo oficial por causa da pandemia do coronavírus. A oposto Danielle Cuttino foi a maior pontuadora da partida, com 16 acertos, seguida de perto pela ponteira Pri Daroit, com 15. O segundo compromisso do Minas na competição será nesta quarta-feira (21), às 18h, contra o Renata/Valinhos, no ginásio do Praia Clube.

Pri Daroit celebrou o resultado e comentou que o Minas trabalhará forte com objetivo de evoluir e corrigir as falhas desse primeiro jogo. “Foi uma vitória importante, a gente estava há muito tempo sem jogar, então, tinha um pouco de ansiedade, de nervosismo e cometemos alguns erros, que acho que foram normais”, disse.

“Tivemos muitos erros de saque e passe, e este é um campeonato de tiro curto. Não podemos ter esse tipo de erro porque pode fazer falta lá na frente. O time conseguiu sair bem nos momentos de dificuldade e, agora, é pensar no Valinhos, adversário de amanhã. Não temos muito tempo, mas vamos tentar corrigir essas falhas e buscar evoluir. Foi uma boa estreia e estamos muito felizes em voltar a jogar”, acrescentou Pri Daroit.

Começo equilibrado

O Minas ganhou o terceiro set com facilidade (Reprodução/TVNSports)

Em seu primeiro jogo oficial na temporada 2020/21, o técnico Nicola Negro escalou o Minas com Thaisa, Carol Gattaz, Macrís, Dani Cuttino, Pri Daroit, Kasiely e Léia. No primeiro jogo pelo Mineiro, as equipes apresentaram bastante equilíbrio, com igualdade em pontos de saque (1 a 1), e o Brasília um pouco superior nos bloqueios: 3 a 2. Thaisa e companhia foram melhores em ataques e contra-ataques, com vantagem de 12 a 11.

+ Surto de Covid-19 tira Itapetininga do Troféu Super Vôlei

Somando os três fundamentos, Minas e Brasília ficaram empatados, sendo assim, o aspecto que decidiu a primeira parcial foi o número de erros. O clube minastenista concedeu oito pontos em falhas. Já o time candango deu dez acertos de graça. Apesar da desvantagem, a equipe do técnico Rogério Portela não se abalou e manteve a partida bastante equiparada.

+ Taubaté encara Ribeirão na estreia do Super Vôlei; ao vivo na quarta

A igualdade no marcador aconteceu por causa da disparidade em dois quesitos. Minas e Brasília tiveram atuações similares nos fundamentos saque, com dois aces para cada lado, e bloqueio, com Gattaz e companhia com três paredões contra dois. O time de Nicola Negro foi muito melhor na eficiência ofensiva, com 16 a 11 em pontos de ataques e contra-ataques.

Facilidade no terceiro set

Por outro lado, o Minas cometeu muitos erros: 12 a 8. Isso manteve o duelo igual na reta final, com Macris e companhia levando a melhor por 29 a 27. Depois do sufoco nas duas parciais iniciais, a equipe minastenista deslanchou e viu seu oponente desanimar e perder a lucidez nas ações. O Brasília se saiu melhor apenas no saque, com um ace contra nenhum do rival.

+ Sesi e Blumenau abrem o Super Vôlei nesta quarta

Já o Minas dominou as ações nos demais fundamentos. O paredão funcionou com bastante eficiência, com oito pontos contra somente um. O passeio pode ser acompanhado do início ao fim do terceiro set, com aproveitamento superior em ataques e contra-ataques: 12 a 9. Com facilidade, Gattaz e suas companheiras fecharam a parcial por 25 a 15.

Regulamento do Mineiro de vôlei feminino

A tabela do Campeonato Mineiro feminino de vôlei de 2020 foi definida. O torneio terá a presença confirmada de Praia Clube, Minas, Brasília e Valinhos. O formato de disputa do Mineiro feminino de vôlei desta temporada é parecido com os dos últimos anos. As quatro equipes irão se enfrentar em um quadrangular, com todos os times jogando entre si uma vez e com o duelo entre Praia Clube e Minas fechando o campeonato.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Depois de não ter edição em 2016, o Mineiro feminino de vôlei voltou a ser disputado em 2017 e Minas e Praia Clube têm se alternado nas conquistas. O time de Belo Horizonte conquistou o bicampeonato nas duas primeiras edições e a equipe de Uberlândia voltou a vencer em 2019.

Mais em Vôlei