Siga o OTD

Vôlei

Com brasileiros, Champions League define times e formato

Natália, Gabi, Leal e Lucarelli estão entre os atletas do país confirmados na competição europeia. Torneio terá formato diferente por conta da pandemia

Lube Civitanova, time de Leal e Bruninho, venceu na Champions League de vôlei. (Foto: Divulgação/Civitanova)
Civitanova, de Leal, foi o último campeão de uma edição que terminou (Divulgação/Civitanova)

A CEV (Confederação Europeia de Vôlei) anunciou nesta quinta (13) o formato da Champions League de vôlei masculina e feminina da temporada. No masculino, o Brasil será representado por alguns atletas como Leal e Lucarelli. Já entre as mulheres Natália e Gabi comandam a participação brasileira.

Por conta da pandemia, a entidade permitiu que os países inscrevessem uma equipe a mais do que as quantidade previamente classificada.

Formato novo

Além da maior quantidade de equipes por país autorizada pela CEV, a Champions League de vôlei terá um formato um pouco diferente. Dos 36 times participantes no masculino, 18 já estão garantidos na fase de grupos, entre eles o último campeão Civitanova, de Leal, e o Tours VB, de Renan Buiatti, Aracaju e Petrus. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A outra metade começa a participação na Champions League da seguinte forma. No dia 22 de agosto as 18 equipes serão divididas, através de sorteio, em seis grupos de três times. Cada uma organizará uma rodada como mandante, em que todos da chave se enfrentam, e os campeões de cada grupo avançam. O Trentino, de Lucarelli, participa já nesta fase. 

Lucarelli Champions League
Lucarelli disputará a primeira Champions League de vôlei da carreira (FIVB)

Os seis classificados para a fase seguinte da Champions League de Vôlei masculino serão divididos em chaves com três equipes, com o mesmo formato de disputa. Os campeões dessas duas chaves avançam e se juntam aos 18 já garantidos na fase de grupos, chegando aos 20 participantes. 

A edição de 2021 da Champions League masculina começará a ser disputada em 22 a 24 de setembro, com a primeira das três rodadas da 1ª fase classificatória entre os times. 

+ Osasco anuncia contratação de Mayany com um ano de atraso

Formato diferente no feminino 

Já entre as mulheres a CEV oficializou um formato diferente da disputa. Para a Champions League de vôlei feminino 17 equipes estão aguardando o início da fase de grupos, entre elas o VakifBank de Gabi. Com isso os times das etapas preliminares disputam as últimas três vagas remanescentes. 

Vakifbank, de Gabi, vence o Eczabasi, de Natália, no Campeonato Turco de vôlei feminino
Gabi está na segunda temporada no time turco (Twitter/Vakıfbank)

Doze equipes entram nas fases prévias da Champions League de vôlei feminino. Nesta fase, o Brasil terá como representante a ponteira Natália, recém chegada ao Dínamo Moscou

Entre as mulheres, a CEV definiu que será jogada uma disputa eliminatória direta, com os times atuando um jogo em casa e um jogo fora. Na primeira delas, seis representantes se classificam e seguem na disputa.

Já na segunda fase eliminatória, três times se classificam e se somam aos 17 já citados para formar a fase de grupos da competição com 20 equipes.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para otdfina[email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Vôlei