Siga o OTD

Vôlei

Em duelo de campeões olímpicos, Taubaté conquista o tricampeonato paulista

Na quadra, sete dos 12 campeões olímpicos pelo Brasil na Rio 2016. Do lado do Taubaté, Wallace, Lucarelli e Éder. Do lado do Sesi, Serginho, Bruninho, Lucão e Douglas Souza, reforçados por Murilo, medalha de ouro em 2004. Com tantas feras, a final do Campeonato Paulista só podia mesmo ser um jogaço. No primeiro jogo, o time da capital venceu por 3 a 0, mas nesta sexta-feira a equipe do Vale do Paraíba deu o troco, derrotou o adversário por 3 a 1 e levou o título num emocionante golden set.

“É sempre bom chegar ganhando, não tenha dúvidas. Eu vim para ajudar da melhor forma possível, a torcida fez a diferença, em momento algum pensamos que não seria possível. É uma pressão enorme em quadra. Mas esses caras lideraram muito bem e tudo deu certo”, afirmou Wallace, responsável pelo ponto final que deu o título ao Taubaté.

“Aconteceu que perdemos o Golden set. Para ganhar um jogo desses temos que fazer 100% em tudo. Precisamos de mais agressividade, com todos os fundamentos bem acertado, fica complicado. A torcida do Taubaté empurrou e mereceu o título. Mas agora é se preparar para a Superliga”, analisou o líbero Serginho, do Sesi.

O fato é que o Taubaté contou com o apoio da torcida para vencer o jogo. O time da casa abriu dois sets de vantagem depois de uma apertada primeira parcial, 26 a 24, e de uma segunda mais tranquila, 25 a 17. O Sesi reagiu no terceiro set ao vencer por 25 a 22, mas não resistiu no quarto e caiu por 25 a 17. Com o 3 a 1 definido, a decisão do Campeonato Paulista foi para o Golden Set.

O set decisivo foi emocionante e disputado ponto a ponto. O Sesi começou melhor e chegou a abrir 3 a 1, mas depois disso o Taubaté empatou e os times foram se revezando na frente do placar até o empate em 6 a 6. Neste momento, Wallace fez dois pontos seguidos, primeiro com uma diagonal e depois com um ace. Na sequência, Bruninho invadiu o lado adversário e o time da casa abriu 9 a 6.

Mas a vantagem não demorou a diminuir e o Sesi reagiu, mas não conseguiu empatar no jogo. A diferença era mínima, mas o Taubaté permanecia comandando o placar. Wallace estava inspirado e desequilibrando. Por suas mãos, o placar chegou de novo a três pontos de vantagem: 15 a 12.

Em outro momento, num rally incrível, que durou quase 30 segundos, quem definiu foi Wallace, mantendo o Taubaté na frente por 17 a 15. Mas foi justamente um bloqueio de um ataque do jogador que Murilo colocou de novo o Sesi no jogo ao empatar em 17 a 17.

A partir daí foi literalmente ponto a ponto até 21 a 21. Num erro de Lucão, no entanto, Taubaté foi a frente. Em seguida, o bloqueio duplo sobre Théo deixou o time perto do tricampeonato. Foram três pontos seguidos até o match point a favor do time da casa. Ginásio em pé na expectativa até que coube a Wallace a tarefa de definir o jogo e fechar o Golden Set em 25 a 21 a favor da equipe do Vale do Paraíba.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei