Siga o OTD

Vôlei

Com presença de astros do vôlei, Renan Dal Zotto lança livro em SP

Em “Ninguém é campeão por acaso – Os 6 princípios inegociáveis para o alto rendimento”, Renan conta momentos marcantes na carreira

Lançamento livro Renan Dal Zotto
(Foto: Reprodução/Olimpíada Todo Dia)

Ex-jogador, medalhista olímpico, treinador e agora escritor. Na noite desta segunda-feira (2), Renan Dal Zotto lançou seu novo livro “Ninguém é campeão por acaso – Os 6 princípios inegociáveis para o alto rendimento”, em evento em uma livraria de São Paulo.

O livro aborda toda a trajetória de Renan até 2017, quando recebeu o convite da CBV para assumir o comando da Seleção Brasileira de vôlei masculino. Através de momentos marcantes de sua carreira e depoimentos de colegas, como Bernardinho, ele explica sobre os seis pilares que julga essenciais para o sucesso no esporte de alto rendimento: paixão, treinamento, renúncia, ousadia, resiliência e planejamento. 

“Esses seis princípios para mim são inegociáveis. Quem trabalha comigo sabe que eu cobro muito isso, porque eu realmente acredito que ninguém é campeão por acaso. Nós temos que fazer a nossa história. Nós temos que ter a caneta na mão e escrever a melhor história possível. Então não é só um livro, é uma história que tem ali dentro e que foi contada com muito carinho e muito respeito com quem vai ler”, contou Renan durante o lançamento.

+SE INSCREVA NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

O livro começou a ser escrito no segundo semestre de 2018, quando ele se recuperava de uma lesão no joelho. Incentivado pela esposa e pelo escritor Tom Cardoso, Renan disse ter aproveitado aquele momento para “compartilhar toda a experiência no esporte por mais de 40 anos, 30 deles no alto rendimento”

“Viver 100% do seu tempo nas quadras, pensando voleibol, pensando esporte…Não passava pela minha cabeça colocar tudo isso em páginas, em uma obra. Mas fui incentivado e começamos a produzir o livro. Foram alguns meses trabalhando em Florianópolis e dali em diante não paramos mais, mesmo em viagens. As coisas andaram bem rápido, até porque eu dei um deadline para depois poder focar na Superliga e na Seleção Brasileira. Então conseguimos finalizar em tempo recorde e o filho nasceu”, comemorou Renan. 

Lançamento livro Renan Dal Zotto
(Foto: Reprodução/Olimpíada Todo Dia)

Além de distribuir autógrafos e tirar fotos com fãs e admiradores, Renan pôde reencontrar velhos conhecidos, que fizeram questão de prestigiar o evento, como a ex-jogadora Fofão, o atual central do Sesi, Éder, e o treinador do Osasco, Luizomar de Moura.

“É um ídolo. Hoje nós vivemos do voleibol muito por causa do Renan, pela geração de prata. Nunca imaginei que de ídolo ele iria se tornar um amigo. Então vim prestigiar um momento tão importante, não só pelo lançamento do livro, mas pelo momento que o Renan está vivendo. Um ano de grande trabalho, ano pré-olímpico… Quis passar aqui para dar um abraço nele e desejar muito sucesso”, destacou Luizomar. 

“É um cara que me ajudou muito no esporte. Quando eu estava começando no vôlei profissional, fui jogar na equipe de Florianópolis e ele me deu uma oportunidade e a gente construiu uma história muito bonita lá, fomos campeões da Superliga. E desde então a gente tem uma relação muito boa, com a família dele também, conheço todo mundo. Como eu moro aqui em São Paulo resolvi passar para prestigiar esse momento tão importante na vida dele”, completou Éder.

Veja a entrevista completa com Renan Dal Zotto:

Mais em Vôlei