Siga o OTD

Vôlei

Brasil sofre derrota histórica para Argentina na Liga Mundial

Brasil x Argentina

Resultados

Time1234T
Argentina192525253
Brasil252122191

Em 28 edições da Liga Mundial, o Brasil nunca tinha perdido para a Argentina. Mas o tabu caiu na noite deste sábado. Depois de 23 derrotas seguidas para os brasileiros na história, os argentinos venceram em Córdoba por 3 a 1, de virada, com parciais de 19/25, 25/21, 25/22 e 25/19.

+ Veja tabela da Liga Mundial

Com o resultado, a Argentina ultrapassou a Itália e deixou a última colocação na classificação geral da Liga Mundial. Já o Brasil, que já está classificado para a fase final por ser o país-sede, continua na terceira posição com 16 pontos, dois a menos do que a Sérvia e seis atrás da líder França.

Quem viu o começo do jogo, não poderia imaginar como poderia ser o desfecho. Mesmo com a torcida de Córdoba tentando empurrar a equipe, a Argentina foi completamente dominada pelo Brasil, que chegou a abrir 10 a 3 no primeiro set. A vantagem foi suficiente para ser administrada e a equipe comandada por Renan Dal Zotto fechou com tranquilidade em 25 a 19.

Mas a partir daí o desempenho brasileirou despencou. O bloqueio, por exemplo, não funcionou mais. Fora a quantidade de erros cometidos que geraram pontos para o adversário. Ainda assim, a Seleção conseguiu manter o equilíbrio no segundo set, que foi definido com vitória da Argentina por 25 a 21.

A ducha de água fria aconteceu mesmo no terceiro set. O Brasil parecia ter se recuperado na partida e chegou a abrir 16 a 12. Mas a partir da segunda parada técnica, só deu Argentina, que marcou 13 pontos contra apenas seis do adversário e fechou em 25 a 22.

A apatia continuou no quarto quarto e a Argentina não vacilou, se manteve na frente do placar na maior parte do tempo e fechou em 25 a 19, conseguindo a segunda vitória em oito jogos na Liga Mundial.

As estatísticas mostram o quanto o Brasil esteve abaixo do que costuma jogar. Apesar de ter feito 56 pontos de ataque contra 47 dos argentinos, só conseguiu três de bloqueio contra 11 do rival e ainda contribuiu 33 erros que se transformaram em pontos do adversário, que só errou 25 vezes.

Apesar da derrota, o Brasil teve os dois maiores pontuadores do jogo: Wallace, com 18, e Lucarelli, com 15. Já a Argentina dividiu melhor sua pontuação. Sebastián Solé e Martim Ramos fizeram 13, enquanto Alejando Toro marcou 12.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei