Siga o OTD

Vôlei

Brasil fecha em terceiro primeira fase da Liga das Nações

No último jogo, contra a Turquia, a seleção acabou perdendo em cinco sets sendo quatro deles definidos pela diferença mínima

FIVB

Pela última rodada da Liga das Nações feminina de vôlei de 2019, o Brasil encarou a Turquia, em Ancara, nesta quinta-feira (20). Em grande duelo, definido pela diferença mínima, as turcas saíram com a vitória, por 3 sets a 2. Os destaques da partida foram Gabi, com 22 pontos, pelo lado brasileiro e Yilmaz, com 17, pelas turcas.

Sendo assim, o Brasil terminou a etapa classificatória com 11 vitórias e quatro derrotas e vai disputar a fase final, na China, entre 3 e 7 de julho, em Nanquim. As seis esquipes classificadas são China (1º), Estados Unidos (2º), Brasil (3º), Itália (4º), Turquia (5º) e Polônia (6º).

China, Itália e Turquia formarão o grupo A enquanto Estados Unidos, Brasil e Polônia estarão no grupo B. As equipes se enfrentarão nos seus respectivos grupos e as duas melhores de cada passarão às semifinais.

Antes da fase final, a seleção retornará para o Brasil para um período de treinamentos.

Jogaço!

No primeiro set de partida contra a Turquia, o Brasil começou melhor, conseguindo aproveitar os contra-ataques, abrindo 6 a 3 no placar. Contudo, com uma boa sequência de saques, o time da casa igualou o placar e reequilibrou as ações. Na continuação da parcial, as turcas seguiram colocando pressão na recepção brasileira, abrindo 12 a 9, forçando a parada no jogo. No restante da parcial, as donas da casa mantiveram a vantagem no placar até a reta final. Nela, com um ace de Macris, um erro turco e um ponto de Mara, a Seleção Brasileira passou a frente e fez 21 a 20.

Na fase final do set, Brasil e Turquia passaram a trocar pontos e se alternar na vantagem do marcador. Contudo, em mais uma sequência de saques bem feitos, que acabaram colocando o time brasileiro em dificuldade, as turcas aproveitaram os erros das adversárias, abriram vantagem e venceram pela diferença mínima, fazendo 25 a 23.

No segundo set, a Turquia começou melhor, conseguindo incomodar no saque, aproveitando os contra-ataques e pontuando no bloqueio, as donas da casa abriram 5 a 2 no marcador e forçaram o pedido de tempo brasileiro. Na sequência da parcial, o Brasil passou a maior parte do tempo atrás do placar, tentando a igualdade. Na parte final dos pontos, as comandadas de José Roberto Guimarães passaram a frente, fazendo 19 a 18.

Nos pontos finais da parcial, mais uma vez, Brasil e Turquia se alternaram na frente do placar com o lado verde e amarelo estando em vantagem. Na hora da decisão, Natália apareceu e, com um ponto de ataque e um de bloqueio, fechou o set em 26 a 24, empatando o jogo.

No terceiro set, as duas seleções passaram o primeiro terço dos pontos trocando pontos, com o lado brasileiro chegando em vantagem no primeiro tempo técnico, com 8 a 7. Próximo da metade da parcial, o Brasil cresceu em todos os fundamentos e chegou a abrir vantagem no placar, com 15 a 11. Contudo, a Turquia conseguiu uma sequência e passou a frente, com 19 a 16.

+CONFIRA A TABELA DA LIGA DAS NAÇÕES FEMININA 2019

Para tentar o empate na parcial, o Brasil fez a inversão do 5/1, com a entrada de Roberta e Lorenne. De levantadora e opostas novas, a Seleção Brasileira contou com um ponto de ataque, um bloqueio e um erro turco para empatar em 19 pontos. Mas, no momento de definição do set, as meninas brasileira passaram a errar muito e em um toque na rede a Turquia saiu com a vitória por 25 a 20.

Precisando da vitória no set, o Brasil começou com tudo e abrindo 8 a 4 no marcador. Após a parada técnica, a Turquia aumentou o volume de jogo, com o sistema defensivo funcionando e gerando contra-ataques, e encostou no placar, com 12 a 11. Na segunda parte da parcial, a Turquia voltou a ser melhor, aproveitou o momento de instabilidade brasileiro e chegou de vez no duelo, com 16 a 16. Contudo, na hora da decisão, Lorenne apareceu, virando bolas importantes no ataque e em um ataque de Amanda a Seleção Brasileira fechou em 25 a 23, forçando o tie break.

Nele, a Turquia começou melhor e abriu quatro a zero no placar logo nos primeiros movimentos. Na sequência do jogo, o Brasil reagiu, após uma uma série de saques de Mara, chegando na troca de lado com uma desvantagem de 8 a 6. Pouco depois da virada, em um ataque de Gabi, a Seleção Brasileira conseguiu o empate no marcador, contudo com um bloqueio duplo em Lorenne, as turcas voltaram a ter vantagem, com 11 a 9.

Nos pontos finais, Mara foi certeira pelo meio de rede e comandou mais uma virada brasileira, que veio com o 12 a 11. Na sequência, o Brasil se manteve na frente do placar, tendo o ponto do jogo com 14 a 13. Porém, em um ataque de Yilmaz, um toque na rede e um ace turco, a Seleção Brasileira acabou tomando a virada e foi derrotado por 16 a 14.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei