Siga o OTD

Vôlei

Fabi vê com bons olhos momento da Seleção Brasileira feminina

Ex-líbero fala sobre a oportunidade, mesmo que precoce, de algumas jovens atletas defenderem o Brasil em 2019

Brasil x Canadá - Liga das Nações de vôlei feminino
Divulgação FIVB

Nesta terça-feira (21), a Seleção Brasileira feminina de vôlei começa sua temporada de 2019, quando enfrenta a China no ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Contudo, diferente do que aconteceu nos últimos anos, o Brasil enfrentou nesta temporada uma série de pedidos de dispensa, o que dificultou a formação da equipe que irá representar o país nas competições do ano.

Por motivos diferentes, Gabi Cândido, Dani Lins, Camila Brait, Thaísa, Adenízia, Tássia, Drussyla e Bruna Honório acabaram dispensadas da Seleção Brasileira feminina de vôlei. Com isso atletas novatas, como Tainara e Júlia Bergmann, tiveram, mesmo que de forma precoce, a primeira convocação para a equipe adulta do Brasil.

+ CONFIRA A TABELA DA LIGA DAS NAÇÕES DE VÔLEI FEMININO

Em entrevista exclusiva com o Olimpíada Todo Dia, a ex-líbero e hoje comentarista, Fabi comentou como vê o momento da Seleção Brasileira de vôlei feminino e o que esperava ver da equipe na temporada de 2019.

“Conversei com o Zé (José Roberto Guimarães) e ele está muito ciente do que está acontecendo, assim como as meninas. Eu vejo o atual momento como uma oportunidade, mesmo que de forma precoce, de observar algumas jogadoras. Temos que olhar para essas situações sempre com um olhar positivo e eu estou curiosa para ver algumas dessas meninas mais novas”, comentou Fabi.

Além de não poder contar com as jogadoras que solicitaram a dispensa ou precisaram ser dispensadas, o Brasil encara um maior número de competições na temporada de 2019, por se tratar de um ano pré-olímpico. Além da já tradicional Liga das Nações, o Brasil participa do Pré-Olímpico (realizado em Belo Horizonte), Jogos Pan-Americanos e Copa do Mundo.

Com o calendário completamente cheio, José Roberto Guimarães já deixou claro que a prioridade de 2019 é o pré-olímpico, para que a Seleção Brasileira feminija de vôlei não tenha problemas no ano olímpico.

A competição provavelmente será disputada em Belo Horizonte (sede provisória até o momento), entre dois e quatro de agosto, e contará com a participação de República Dominicana, Camarões e Azerbaijão. O primeiro colocado garantirá a vaga na edição de 2020 dos Jogos Olímpicos.

“Acho que o Brasil tem um objetivo muito palpável, temos condição de conseguir sem grandes problemas essa vaga, até para evitar os problemas de ter que reunir o time durante a Superliga, mas acho que podemos chegar nas demais competições da temporada sim, vamos ver o que 2019 nos mostra”, finalizou Fabi.

Mais em Vôlei