Siga o OTD

Vôlei

Seleção feminina de vôlei começa ciclo olímpico com só três remanescentes de 2016

O técnico José Roberto Guimarães anunciou nesta terça-feira a convocação da Seleção Brasileira de vôlei feminino. O treinador chamou 15 jogadoras para a disputa do Torneio de Montreaux, primeiro compromisso da Seleção Brasileira de vôlei feminino em 2017. Na lista que foi divulgada nesta terça-feira, sobraram apenas três atletas que representaram o país na Olimpíada do Rio de Janeiro: a ponteira Natália, a central Adenízia e a líbero Léia. Outras duas, Gabi e Juciely, ambas do Rexona, fazem parte dos planos para esta temporada, mas o treinador só conta com elas a partir do Grand Prix.

“Nós vamos ter dificuldades. Eu comparo a situação atual com o início do trabalho depois de 2004. Até 2015, nós demos oportunidades a muitas jogadoras. Fomos com um time para o Grand Prix e com outro para o Pan. Em 2016, isso não foi feito porque trabalhamos visando a Olimpíada. Agora, não tem melhor forma de crescer e se desenvolver do que enfrentando as melhores jogadoras do mundo”, acredita o treinador, que explica que a decisão de deixar Gabi de fora do Torneio de Montreaux foi por conta de um problema que a jogadora tem no joelho. “A Gabi estava convocada, mas conversei com ela e ela está com um problema no tendão patelar. Os médicos pediram um tempo de repouso para que ela volte na convocação para o Grand Prix”.

Já a veterana Juciely, de 37 anos, fundamental na conquista da Superliga pelo Rio de Janeiro, continua nos planos de José Roberto Guimarães. “Hoje ela é uma das melhores do mundo na posição de central. Está merecendo. Exemplo de dedicação e de atitude. Só demos um tempo para ela agora porque o joelho dela precisa de carinho”, explicou, garantindo que a jogadora volta à Seleção para o Grand Prix.

Das outras sete jogadoras que estiveram na Olimpíada do Rio de Janeiro, José Roberto Guimarães não fecha as portas para nenhuma, nem mesmo para Fabiana, que anunciou a aposentadoria da Seleção logo depois dos Jogos. “Se ela quiser, ela volta porque qualidade ela tem. Só não vou mais ficar lamentando”, afirmou.

Das outras seis jogadoras do grupo da Olimpíada, Dani Lins e Fernanda Garay pediram dispensa da Seleção nesta temporada. A levantadora está tentando engravidar, enquanto a ponteira vai casar em setembro. Já Scheilla está afastada das quadras desde que os Jogos terminaram e ainda não voltou a jogar. Thaisa e Fabíola se recuperam de lesões no joelho sofridas durante a temporada europeia jogando, respectivamente, pelo Eczacibasi, da Turquia, e pelo Volero Zurich, da Suíça. Jaqueline não foi convocada por opção do treinador, mas as portas da Seleção continuam abertas para ela, segundo José Roberto Guimarães.

Uma das novidades da lista é a volta de Tandara, campeã olímpica em 2012, que acabou cortada às vésperas da Olimpíada do Rio de Janeiro. Além disso, o treinador prometeu testar a ponteira Gabi, do Osasco, como líbero ainda nesta temporada. A jogadora faz parte da lista de 24 inscritas no Grand Prix. “Ela é uma excelente jogadora, muito habilidosa, mas que para o cenário internacional é baixa. Ela vai continuar jogando como ponteira no Osasco, mas vai ser líbero na Seleção Brasileira. Ela tem um fundo de quadra muito bom”.

Confira a lista de convocadas para o Torneio de Montreaux:

Levantadoras: Roberta e Naiane
Líberos: Léia e Suelen
Centrais: Bia, Adenízia, Carol e Mara
Opostas: Tandara, Fernanda Tomé e Edinara
Ponteiras: Natália, Rosamaria, Drussyla e Amanda

Foi divulgada também a lista de 24 jogadoras que foram inscritas no Grand Prix, mas apenas 16 devem seguir com o treinador para a competição:

Levantadoras: Roberta, Naiane, Juma e Macris
Líberos: Léia, Suelen e Gabi
Centrais: Bia, Adenízia, Carol, Mara, Juciely, Valquiria e Saraelen
Opostas: Tandara, Monique e Ana Paula Borgo
Ponteiras: Natália, Gabi, Rosamaria, Drussyla, Amanda, Edinara e Fernanda Tomé

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Vôlei