Siga o OTD

Vôlei

Rio, São Paulo, Paraná e Minas saem na frente na estreia do Campeonato Brasileiro de Seleções

Com um clima fresco de 18° em Uberlândia (MG), as equipes entraram em quadra na Arena Sabiazinho para o primeiro dia do Campeonato Brasileiro de Seleções, Sub-18 Masculino, com disposição para lutar ponto a ponto.

O embate começou entre os times do Rio do Janeiro e Santa Catarina, com a equipe carioca fechando o primeiro set com 12 pontos de diferença: 25/13. No segundo set a história foi diferente. Com mais equilíbrio, o time do Sul virou o placar e ganhou por 25/22. Mesmo com o empate, quem levou a melhor foi o Rio, vencendo por 3 a 1.

Para o jovem ponteiro Lucas Lima, um dos destaques do time carioca, não tem equipe  favorita nesta competição. “No segundo set relaxamos e acabamos perdendo de virada. Não podemos chegar de salto alto, temos que fazer cada jogo valer sem estrelismo para ganhar”, disse.

No segundo jogo do dia, entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, a equipe paulista venceu por 3 sets a 0, sem grandes dificudades dando volume de jogo no sistema defensivo, com parciais de 25/16, 25/21 e 25/17.

Na sequência, o Paraná enfrentou o Pará e venceu por 3 a 0, com uma larga vantagem de pontos em todos os sets: 25/18, 25/14 e 25/14. De acordo com o técnico do time paranaense, Ronei Cucio, o primeiro jogo da competição é sempre instável.

“Tivemos um trabalho específico para esta etapa e perdemos recentemente um jogador titular. Então, com essa vitória percebemos que conseguimos fechar um bom grupo para a competição”, explicou.

Fechando os jogos do primeiro dia, o Minas Gerais fez um partida emocionante com o Rio Grande do Sul. O time gaúcho começou bem, abrindo vantagem de 2 sets a zero: 25/18 e 25/23. Só que os mineiros não entregaram o jogo. No terceiro e quarto sets eles diminuíram as falhas e venceram: 25/15 e 25/17. O jogo foi decidido no tie-break com vitória apertada para o time de Minas por 15/13.

Para o técnico do Rio Grande Sul, Joime Roiz, pequenos pontos foram fundamentais para o resultado. “Foram detalhes e erros bobos que fizeram a diferença no resultado final.

Já o técnico do Minas, Manoel Pires, disse que apesar do time dele ter perdido oito contra-ataques no primeiro set  e seis no segundo set, o time trabalhou o tempo todo em busca da virada. “O espírito é não desistir nunca. Enquanto não houver um último apito, um último ponto feito, a gente tem que lutar sempre. Aqui só temos batalhas”, ressaltou.

O Campeonato Brasileiro de Seleções terá prosseguimento nesta quarta-feira (17) com outros quatro jogos.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Vôlei