Siga o OTD

Vôlei

Em jogão, Praia derrota Barueri fora de casa pela Superliga

Em partida atrasada, time mineiro cresce na reta final e derrota o Barueri por 3 sets a 1 no ginásio José Correa

Divulgação Praia Clube

Nesta terça-feira (12), Hinode Barueri e Dentil/Praia Clube fizeram um grande jogo no ginásio José Correa, na cidade paulista. Com direito a uma partida emocionante no último set, Fawcett foi decisiva para mais uma vitória mineira pela Superliga feminina de vôlei. Após o resultado de 3 sets a 1, equipe de Uberlândia segue na briga com o rival Minas pela liderança do torneio.

O jogo

Mesmo atuando fora de casa, o Praia Clube soube administrar a pressão da torcida adversária e teve boa atuação no set inicial. Com intensidade, as visitantes abriram margem confortável e fecharam a primeira parcial em 25 a 22.

José Roberto Guimarães mexeu muito no time ao longo da disputa e obteve resultados expressivos no segundo set. Com a polonesa Skowronska aparecendo para decidir e virando bolas importantes no ataque, o Barueri voltou com tudo para empatar o duelo: 25 a 21.

Crescendo em quadra novamente e impondo o ritmo, o Praia voltou a reinar. No terceiro set, apesar de estar atrás no placar por várias oportunidades, as comandadas de Paulo Coco mostraram poder de reação e toda a qualidade do elenco. As substituições feitas mantiveram o padrão de atuação, garantindo outro 25 a 22.

O quarto set foi imprevisível do início ao fim, sendo decidido além dos 25 pontos. Ambas as equipes se alternaram na liderança do marcador durante toda a parcial. Skowronska aparecia de um lado enquanto Fawcett não deixava barato do outro. Com as estrangeiras brilhando, foi um erro no bloqueio do Barueri que definiu a partida. Melhor para o Praia Clube, que conseguiu um triunfo dramático por 27 a 25 e segue na briga direta pela ponta da Superliga.

Ao final, Skowronska foi a maior pontuadora com 22 pontos. A norte-americana Fawcett continuou na cola da europeia com 21 pontos.

“Alguns detalhes foram importantes. Acabamos começando atrás do placar em todos os sets, com alguns erros bobos principalmente no sistema defensivo. Acho que se nós tivéssemos errado menos, pelo menos levar a partida para o tie break, que seria importante para nós em termos de classificação, nós conseguiríamos. Mas o Praia Clube foi melhor, errou menos e mereceu a vitória”, comentou José Roberto Guimarães.

José Roberto Guimarães x Paulo Coco

E o confronto desta noite também marcou o reencontro de dois técnicos importantes do cenário do voleibol brasileiro. José Roberto Guimarães e Paulo Coco foram parceiros de time enquanto atletas, além de comandarem, juntos, a Seleção Brasileira feminina durante um momento glorioso da equipe com o bicampeonato olímpico em 2008 e 2012.

A forte amizade ao longo dos anos criou um modo de pensar parecido no que se diz respeito ao ambiente tático e técnico de Barueri e Praia Clube. Em quadra, Zé e Coco conflitaram ideias de jogo e soluções para os momentos de adversidades. Na última temporada, nos primeiros encontros pela Superliga, o treinador do clube de Uberlândia se deu melhor: duas vitórias por 3 sets a 1.

Em Barueri, mesmo com o clima chuvoso, novamente deu Praia pelo mesmo placar. Coco em vantagem no confronto direto.

“Ele é um grande técnico, está fazendo um grande trabalho no Praia Clube desde o ano passado, foi campeão. É uma pessoa que trabalha sério, trabalhador, que pensa o voleibol de uma maneira muito importante. Tem tudo para contribuir muito para o vôlei no futuro, eu torço muito e espero que realize todos os seus sonhos”, finalizou Zé Roberto.

Mais em Vôlei