Nesta quinta-feira (27), a World Sailing anunciou algumas novidades em relação aos Campeonatos Mundiais da entidade, que reúnem todas as classes olímpicas da vela. Para este ciclo olímpico, a entidade decidiu dividir a competição em duas: uma para barcos individuais e outra para barcos para dois tripulantes. E o Brasil irá sediar o primeiro evento, com o Mundial individual sendo realizado em Fortaleza no primeiro trimestre de 2027.
O Ceará já é um destino popular no mundo da vela, com o estado recebendo várias competições internacionais. Agora, Fortaleza irá receber o Campeonato Mundial, que terá disputa na Fórmula Kite, Windsurfing, nas antigas classes Laser, assim como algumas provas da vela paralímpica.
A competição será realizada no Iate Clube de Fortaleza, com apoio da Confederação Brasileira de Vela.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
“Sediar o Campeonato Mundial será uma ótima oportunidade para Fortaleza. Nós queremos consolidar a reputação da cidade como um destino ideal para a vela no cenário mundial”, afirmou Marco Aurélio, presidente da CBVela.
- Paredão do Sesi Bauru impede sétima final seguida do Praia
- Pinheiros e Paulistano vencem na abertura dos playoffs do NBB
- Mesquita começa mal, mas vira e vence o Santo André na LBF
- Bruninho dá show e Campinas bate Suzano na abertura da semi
- Mafê e Stephanie garantem índice nos 200m livre para o Mundial
A World Sailing confirmou a realização do Mundial em Fortaleza, após Valência, na Espanha, desistir de sua candidatura. “Fortaleza submeteu uma excelente proposta para sediar o evento. A cidade tem todos os itens necessários para sediar um evento desse tamanho e já sediou vários eventos nacionais e internacionais de sucesso no passado. Compartilhar esse evento com a cidade de Fortaleza e a comunidade sul-americana da vela é uma oportunidade excelente”, afirmou David Graham, CEO da World Sailing. Por se tratar de um ano pré-olímpico, a expectativa é que o Mundial de Fortaleza distribua vagas olímpicas, assim como o Mundial para embarcações de duas pessoas que acontecerá em Gdynia, na Polônia.