Siga o OTD

Vela

Brasileiras campeãs olímpicas disparam na liderança da Copa do Mundo de vela

As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze deram um grande passo nesta quinta-feira para conquistar o título etapa de Miami da Copa do Mundo de vela, que está sendo disputada em Miami. Após nove regatas disputadas na 49er FX, elas estão disparadas na liderança com 18 pontos de vantagem sobre as segundas colocadas, as norueguesas Helene Naees e Marie Ronningen, que estão empatadas na pontuação com as compatriotas irmãs Ragna e Maia Agerup.

Até a quarta-feira, Martine Grael e Kahena Kunze tinham apenas seis pontos de vantagem sobre as vice-líderes, que eram as argentinas Victoria Travascio e Maria Sol Branz, após cinco regatas disputadas. Mas, nesta quinta, foram disputadas mais quatro provas e enquanto as brasileiras foram muito bem, as rivais tiveram resultados muito ruins.

Com um sexto, um sétimo, um nono e um 13o. no dia, as argentinas caíram para o quarto lugar com 45 pontos perdidos, enquanto as brasileiras brilharam. O pior resultado de Martine Grael e Kahena Kunze nesta quinta-feira foi um quinto lugar logo na primeira regata do dia. Nas outras três, elas se mantiveram entre os três primeiros lugares, vencendo uma, terminando outra em segundo e em terceiro na restante.

O desempenho das campeãs olímpicas têm sido irrepreensível. Além de ter ganho três das nove regatas disputadas até agora, Martine Grael e Kahena Kunze só ficaram fora dos três primeiros lugares em duas. Com isso, descartando o pior resultado, que foi um nono lugar, elas somam 18 pontos perdidos, metade dos acumulados pelas duplas norueguesas que dividem a vice-liderança. Mais três regatas serão disputadas na classe 49er FX nesta sexta-feira para definir os dez classificados para a regata da medalha, que será disputada no sábado.

Quem também está brilhando na etapa de Miami da Copa do Mundo de vela é Jorge Zarif na classe Finn. O brasileiro venceu as duas regatas disputadas nesta quinta-feira e tem, ao todo, quatro vitórias em seis corridas até agora na competição.

Além de ter vencido quatro regatas até agora, ficou em segundo em uma e teve como pior resultado um quarto lugar, que foi descartado por enquanto. Com isso, ele soma seis pontos perdidos na classificação, metade do britânico Ben Cornish, que é o segundo colocado na tabela. O nogueguês Anders Pedersen é o terceiro com 15 pontos perdidos. Faltam ainda quatro regatas, duas na sexta e duas no sábado, na classe Finn antes da disputa decisiva que vai acontecer no domingo.

Os outros brasileiros que disputam a etapa de Miami da Copa do Mundo de vela estão longe da briga pela medalha. Henrique Haddad e Breno Abdulklech estão em nono na 470, Robert Scheidt e Gabriel Borges estão em 16o. na 49er, mesma posição de Bruno Fontes na laser,  Bruna Martinelli Cesário de Mello é 21a. na RS:X e Gabriella Kidd ocupa a 24a. posição na laser radial.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vela