Siga o OTD

Vela

Brasil alcança liderança em duas classes na etapa de Miami da Copa do Mundo

O Brasil segue firme na luta por medalhas na etapa de Miami da Copa do Mundo de vela. Além das campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, que terminaram o primeiro dia de competição na ponta da classe 49er FX e a mantiveram no segundo, Jorge Zarif assumiu a ponta da Finn nesta quarta-feira.

O brasileiro foi o grande destaque do segundo dia de competições em Miami. Depois de terminar a terça-feira na vice-liderança, Jorge Zarif ficou em segundo lugar na primeira regata do dia e venceu a seguinte.

Com quatro regatas disputadas até agora, Jorge Zarif, que venceu duas delas, soma apenas quatro pontos perdidos e tem três de vantagem sobre o turco Alican Kaynar e o britânico Ben Cornish, que dividem a segunda colocação.

Já na classe 49er FX, Martine Grael e Kahena Kunze começaram bem o dia terminando em segundo lugar na primeira regata que foi disputada nesta quarta-feira, mas não conseguiram manter o desempenho na seguinte. As campeãs olímpicas ficaram em nono lugar, pior resultado delas na competição e que, por conta disso, foi descartado da soma geral de pontos.

Depois de cinco das 12 regatas previstas disputadas, Martine Grael e Kahena Kunze somam sete pontos perdidos, seis a frente das argentinas Victoria Travascio e Maria Sol Branz, que estão na segunda colocação.

Os outros velejadores brasileiros que disputam a etapa de Miami da Copa do Mundo estão distantes da briga pelo pódio. Henrique Haddad e Breno Abdulklech despencaram na classificação da 470. Depois de terminar o primeiro dia na quarta colocação, eles tiveram um 12o. e um 16o. lugar nesta quarta-feira e caíram para décimo.

Bruno Fontes, que estava em sétimo na Laser terça-feira, acabou caindo para a 11a. posição depois de um 29o. e um nono nas regatas desta quarta.

Já Robert Scheidt continua sofrendo para se adaptar à 49er, classe em que está velejando ao lado de Gabriel Borges. Apesar de ter melhorado de desempenho, a dupla continua muito longe dos líderes. Nas três regatas desta quarta-feira, eles ficaram em 6o., 9o. e 19o., resultados que os fizeram subir das 22a. para a 18a. posição na classificação geral.

Para completar a participação brasileira na etapa de Miami da Copa do Mundo, Gabriella Kidd subiu do 33o. para o 27o. lugar na laser radial, enquanto Bruna Martinelli Cesário de Mello caiu da 17a. para a 25a. colocação na RS:X feminina.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vela