Siga o OTD

Vela

Gabriella Kidd vence regata no Mundial e conquista vaga olímpica

Uruguaia garante vaga antecipada no Mundial de Laser Radial e Brasil garante no mínimo vaga realocada pelo Pan

Brasileira Gabriella Kidd em ação (Matias Capizzano/Santiago-2023)
(Matias Capizzano/Santiago-2023)

Que dia para a brasileira Gabriella Kidd! No Mundial de Laser Radial (ILCA-6), disputado em Mar Del Plata, ela começou ganhando a primeira regata do dia na flotilha ouro e ao final da terceira regata do dia, os bons resultados de uma uruguaia garantiram uma vaga olímpica para o Brasil.

A brasileira que chegou a ficar de fora da flotilha ouro até a manhã desta segunda-feira (8) – saiba mais abaixo – aproveitou muito bem o dia e venceu a primeira regata. Na segunda, ela ficou em 41º e na terceira regata ela ficou em 31º.

Amanhã acontece a última regata do Mundial de Laser Radial, já sem as dez velejadoras que se classificaram para a regata da medalha. Com os resultados de hoje, a dinamarquesa Anne-Marie Rindom já não pode ser ultrapassada e leva o terceiro título mundial da carreira. Ademais, ela foi campeã olímpica em Tóquio-2020 e bronze nos jogos do Rio de Janeiro-2016.

VAGA OLÍMPICA PARA KIDD

Outra disputa era de suma importância para o Brasil: a corrida olímpica. Doze atletas de dez países brigavam pelas sete vagas olímpicas disponíveis no Mundial. Aqui é importante ressaltar que as regras da Federação Mundial de Vela (World Sailing) estipulam que os campeonatos mundiais de 2023 e 2024 tem preferência sobre os torneios continentais.

Ao final da regata de hoje, Gabriella Kidd está entre as sete primeiras. Porém, mais fundamental é que a uruguaia Dolores Moreira Fraschini e a finlandesa Monika Mikkola já se garantiram entre as sete. Mesmo que elas fiquem em último na última regata, a nota de descarte delas entraria e desse modo, elas seguem no top sete. Veja as participantes da flotilha ouro que brigam pelas sete vagas:

1️⃣7- Monika Mikkola 🇫🇮 95 (descarte: 23)
2️⃣26- Eve Mcmahon 🇮🇪 166 (descarte: 52)
3️⃣27- Dolores Moreira Fraschini 🇺🇾 168 (descarte: 37)
4️⃣33- Ana Moncada Sánchez 🇪🇸 198 (descarte: 52)
5️⃣35- Elena Oetling Ramirez 🇲🇽 204 (descarte: 41)
6️⃣36- Ecem Guzel 🇹🇷 205 (descarte: 46)
7️⃣38- Gabriella Kidd 🇧🇷 210 (descarte: 41)
39- Ebru Bolat 🇷🇴 211 (descarte: 52)
40- Nethra Kumanan 🇮🇳 218 (descarte: 40)
41- Shay Kakon 🇮🇱 219 (descarte: 45)
46- Cristina Pujol Bajo 🇪🇸 256
49- Isabel Hernández Peña 🇪🇸 277

Realocação da vaga do Pan

Desta maneira, o Uruguai ganha a vaga pelo Mundial e assim realoca a vaga para um país da América Central e do Sul via Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. A vaga vai portanto para o Brasil, via o sétimo lugar de Gabriella Kidd. É importante ressaltar que a vaga é para o país e não nominal.

Se a brasileira também conquistar a vaga pelo mundial, quem herda é a chilena Agustina Jordan.

O resultado ainda não é oficial e no fim da tarde, a indiana Nethra Kumanan entrou com um protesto contra a uruguaia, mas a organização do evento ainda não informou detalhes. O caso será julgado ainda no fim da tarde desta terça-feira e atualizaremos.

SOBREVIDA INESPERADA

A brasileira teve uma sobrevida no torneio depois que a búlgara Aleksandra Lukoyanova abandonou o Mundial. Segundo o perfil no instagram Regras de Regata, o motivo foi sua nacionalidade, já que ela é russa e competia pelo país antes da suspensão pela Federação Mundial de Vela.

Ao Olimpíada Todo Dia, Gabriella Kidd disse que ficou surpresa com a mudança. “No dia anterior fiquei triste pois a chance de vaga passou pelas minhas mãos, mas ontem (8), ao chegar no clube, a comissão retardou as regatas dizendo que uma atleta que estava competindo na verdade não poderia estar. Eu nem pensei na hora quem poderia ser e no que isso afetaria, mas várias pessoas no boat park vieram falar comigo falando que era minha chance de ir para flotilha ouro”.

Porém, a brasileira disse que tentou não focar na decisão dos juízes. “No tempo de espera, eu e meu técnico procuramos fazer outras coisas e não pensar nisso, no final, estava sentada com ele e amigas competidoras vieram me parabenizar, olhei no grupo de telegram a decisão final e já estavam mandando para água. Bateu um pico de adrenalina muito forte na hora ao saber que a chance da vaga ainda estava viva”, comentou a atleta.

Ela volta

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Vela