Siga o OTD

Vela

Gabriella Kidd termina Mundial em 35º e com vaga olímpica

Brasileira conquista vaga para Paris-2024 por conta própria pelo Mundial e ainda ajuda chilena

Mundial de laser radial ilca-6 argentina mar del plata gabriella kidd vaga olímpica vela
(Foto: Matias Capizzano)

Um dia depois de se garantir nos Jogos Olímpicos através de realocação, Gabriella Kidd ficou em 21º na regata final e terminou o Mundial de Laser Radial da Vela. Dessa forma, ela conquistou a vaga olímpica por conta própria pelos resultados do Mundial da categoria de vela, também conhecida como ILCA-6.

VAGAS OLÍMPICAS

A regata final começou com Finlândia, Irlanda e Uruguai com vagas garantidas. Dessa forma, o Brasil já tinha uma vaga também por conta da realocação da vaga que o Uruguai também tinha conquistado nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Porém, com as últimas regatas, Espanha, Brasil, Turquia e México também conseguiram as sete vagas. Veja então as velejadoras que conseguiram uma vaga olímpica para seus países no Mundial de Laser Radial (ILCA-6):

1️⃣6- Monika Mikkola 🇫🇮Finlândia 101
2️⃣20- Eve Mcmahon 🇮🇪Irlanda 178
3️⃣29- Dolores Moreira Fraschini 🇺🇾Uruguai 202
4️⃣34- Ana Moncada Sánchez 🇪🇸Espanha 221
5️⃣35- Gabriella Kidd 🇧🇷Brasil 241
6️⃣36- Ecem Guzel 🇹🇷Turquia 243
7️⃣37- Elena Oetling Ramirez 🇲🇽 245

38- Shay Kakon 🇮🇱Israel 254
39- Ebru Bolat 🇷🇴Romênia 254
41- Nethra Kumanan 🇮🇳Índia 257
46- Cristina Pujol Bajo 🇪🇸 306
50- Isabel Hernández Peña 🇪🇸
318

Porém, é importante lembrar que a vaga não é nominal. Como ela não conseguiu o índice estipulado pela Confederação Brasileira de Vela, fica portanto a cargo da entidade se terá uma seletiva nacional ou algum outro critério. Mas Gabriella Kidd é a única atleta que tem representado o país internacionalmente nos últimos anos na ILCA-6.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A definição das sete vagas olímpicas pelo mundial causou duas realocações das vagas continentais dos Jogos Pan-Americanos. Como Uruguai e Brasil conquistaram a vaga pelo mundial, a segunda vaga para América do Sul e Central foi assim realocada para o Chile, graças ao oitavo lugar de Agustina Jordan em Santiago-2023. E com a classificação do México, as Ilhas Caimã ficaram com a segunda vaga da América do Norte e Caribe graças ao 12º lugar de Charlotte Webster no Pan.

O MUNDIAL DE GABRIELLA KIDD

O Mundial foi altamente positivo para Gabriella Kidd, com o grande destaque sendo a vitória da brasileira na terceira regata final. Disputando a flotilha ouro, só com as 51 melhores da fase classificatória ela conseguiu um 12º, 40º, 41º, 31º e 21º lugar, já sem as dez melhores que foram à regata da medalha.

Ainda na fase classificatória, ela conseguiu um 19º, dois 21º, um 24º e um 41º na primeira regata que terminou descartado.

MEDALHAS

A dinamarquesa Anne-Marie Rindom entrou na regata da medalha com o título conquistado e se deu ao luxo de terminar em último lugar. Como o resultado, a atual campeã olímpica ficou com 58 pontos, ainda muito a frente da norte-americana Charlotte Rose, que levou a prata com 75 pontos. A belga Emma Plasschaert levou o bronze.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Vela