Siga o OTD

Vela

Mundial da Juventude de Vela reúne mais de 400 atletas em Búzios

Jovens promessas de 62 países se reúnem para a tradicional competição que já revelou nomes como Martine Grael e Kahena Kunze

Equipe brasileira do Mundial da Juventude de Vela com presidente do COB
Equipe brasileira no Mundial da Juventude de Vela (Foto: Camila Dantas / COB)

A 52ª edição do Mundial da Juventude de Vela acontece pela segunda vez em Búzios, no Rio de Janeiro. Até o próximo dia 15 de dezembro, mais de 400 atletas de 62 países se reúnem para a tradicional competição que já revelou nomes como os bicampeões olímpicos Robert Scheidt, Martine Grael e Kahena Kunze

No último sábado (9), foi realizada a cerimônia de abertura do evento. Os velejadores, divididos em classes que se assemelham em tamanho e estilo às olímpicas, participaram do desfile das bandeiras. Além disso, representantes de cada uma das nações levaram uma garrafa com um pouco da água dos seus países para despejaram em um recipiente, como parte do ritual.

“O Mundial da Juventude de Vela demonstra as possibilidades que temos em organizar eventos internacionais e revelar jovens atletas. Foi assim que aconteceu em 2009, quando sediamos pela primeira vez e tivemos as bicampeãs olímpicas Martine e Kahena como vencedoras. É por isso que estará sempre no horizonte do COB apoiar esse tipo de competição”, destacou dessa forma Paulo Wanderley, presidente do COB, que marcou presença na cerimônia. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Brasileiros na disputa

O Mundial da Juventude de Vela é organizado pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela). Ademais, o evento contará com mais de 140 regatas no período de competição, nas três raias montadas de Manguinhos, Feia e Branca. Por fim, 14 velejadores vão representar o Brasil em nove classes. Confira a lista abaixo.

420 Open: Lucas Freitas e Victoria Back
420 feminino: Joana Gonçalves e Gabriela Vassel
29er masculino: Guilherme Menezes e Fernando Menezes
29er feminino: Clara Meyer Cardoso e Lívia Valduga Nogueira
Nacra 15: Alex Kuhl e Alexia Buuck
ILCA 6 masculino: Felipe Fraquelli
ILCA 6 feminino: Valentina Roma
Kitesurf masculino: Lucas Fonseca
iQFoil feminino: Sofia Rocha

*Com informações do Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Vela