Siga o OTD

Vela

Giovanna Prada é bronze na classe IQFoil da Semana de Kiel

A brasileira completou o pódio da competição, atrás da dinamarquesa Lærke Buhl-Hansen e da alemã Theresa Marie Steinlein

Brasileira Giovanna Prada, medalhista de bronze na prova de IQFoil da Semana de Kiel (Reprodução/Instagram/@giovannaprada)
(Reprodução/Instagram/@giovannaprada)

Encerrando sua participação em competição na Alemanha, a brasileira Giovanna Prada conquistou a medalha de bronze na prova de IQFoil feminina da Semana Kiel de vela. Por outro lado, o carioca Gabriel Königsfeld acabou no 87º lugar na disputa masculina da classe ILCA7.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Por estar previamente na terceira posição do torneio, após a disputa de cinco regatas, Giovanna estreou nesta quarta-feira (21) já na semifinal. Primeiramente, nas quartas, a alemã Alisa Engelmann venceu a prova e sua compatriota Lena Haverland foi eliminada por finalizar em terceiro e último lugar. Na sequência, Giovanna Prada, atleta da Marinha do Brasil, terminou em segundo a semi da classe IQFoil e se classificou para a grande decisão da competição. No entanto, na final, a brasileira acabou em terceiro e, assim, ficou com a medalha de bronze.

“Os primeiros dias foram de vento extremamente fraco, que é a minha pior condição. Comecei a competição em 5º, mas regata por regata fui diminuindo os pontos e consegui entrar na medal race em 3º, que me garantiu entrar direto na semifinal. Essa competição foi muito boa pra adquirir experiência, já que o formato da medal race é completamente diferente do que eu estou acostumada. Também foi a primeira medal race do ano. Ter conseguido defender o pódio nessa competição me fez ganhar mais confiança pro meu campeonato objetivo do ano, que é o Mundial”, disse Giovanna.

A campeã da Semana de Kiel foi a dinamarquesa Lærke Buhl-Hansen, do Aarhus Sejlklub, que venceu a final da prova, além de outras três regatas anteriores. Por fim, a alemã Theresa Marie Steinlein completou o pódio com a medalha de prata, representando o clube da Alemanha Norddeutscher Regatta Verein.

Participação de Gabriel Königsfeld

Além disso, outro brasileiro que participou da Semana de Kiel foi o carioca Gabriel Königsfeld, que competiu na classe ILCA7 masculina. Após sete rodadas, o atleta terminou na 87ª colocação, não se classificando para a regata da medalha, que aconteceu nesta quarta-feira (21).

Na decisão, o francês Boite Alexandre, atleta do SR Havre, confirmou o título do torneio. Logo depois, o italiano Alessio Spadoni (Triestina della vela) e o alemão Justin Barth (Berliner Yacht-Club) fecharam as primeiras posições em segundo e terceiro, respectivamente.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Vela