Siga o OTD

Vela

Jorge Zarif faz ótima Medal Race e termina Copa do Mundo em 4º

Jesus Renedo/ Sailing Energy

Jorge Zarif fez boa etapa na Medal Race, terminou como 2º colocado e chegou muito perto de medalha na Classe Finn, na Copa do Mundo de Vela. O britânico Giles Scott ficou com o ouro.

O Brasil precisava de um verdadeiro milagre neste domingo (28) para não sair zerado no quadro de medalhas da etapa de Miami da Copa do Mundo de vela. A chance era muito remota, mas o resultado quase saiu. Jorge Zarif fez ótima etapa, terminou na 2ª colocação e subiu uma posição no quadro geral. Assim como na Olimpíada do Rio, em 2016, o brasileiro bateu na trave e ficou com o 4º lugar em Miami. A medalha não veio mas serviu para consolidar o bom trabalho feito por Zarif para se manter no topo e continuar como expectativa de medalha para Tóquio 2020.

Quinto colocado na classificação geral da classe Finn antes do começo da corrida,  Zarif encarou um cenário improvável. O brasileiro precisava vencer a Medal Race e torcer para que o americano Caleb Paine, que ocupava a terceira colocação, terminasse a prova na décima e última colocação. Além disso, o grego Ioannis Mitakis também não poderia chegar entre os três primeiros para que o velejador brasileiro conquistasse a medalha de bronze. Caleb acabou a etapa na 6ª colocação, superando o turco Alican Kaynar e encerrando com a medalha de prata.

A classe Finn tinha a medalha de ouro praticamente definida. O britânico Giles Scott tinha 19 pontos de vantagem sobre o turco Alican Kaynar, que ocupava a segunda colocação, e só precisava completar a medal race para subir ao lugar mais alto do pódio. Mesmo com essa vantagem, o inglês venceu a etapa e garantiu seu ouro.

Além de Jorge Zarif, o único barco brasileiro a disputar uma medal race na etapa de Miami da Copa do Mundo de vela foi o tripulado por Carlos Robles e Marco Grael na classe 49er. Os dois tiveram ótimo desempenho na regata decisiva e terminaram em terceiro lugar, mas o resultado não foi suficiente para dar-lhes mais do que o oitavo lugar na classificação geral.

Nas outras cinco classses em que houve participação brasileira, nenhum velejador conseguiu avançar à medal race. Fernanda Oliveira e Ana Luíza Barbachan chegaram perto na 470 feminino, mas ficaram em 12º. lugar, duas posições acima da última dupla classificada. Na Nacra 17, Samuel Albrecht e Bruna Martinelli ficaram em 13º., um lugar acima dos compatriotas João Bulhões e Gabriela Nicolino de Sá.

A classe que contou com a maior participação de brasileiros foi a 470 masculino. Geison Dzioubanov e Gustavo Thiesen acabaram em 16º. lugar, Henrique Haddad e Felipe Brito ficaram em 23º., Ricardo Paranhos e Andrei Kneipp completaram a etapa de Miami em 31º., dois lugares acima da dupla Pedro Corrêa e Rodolfo Streibel. Para completar a participação do país na competição, Bruno Fontes foi o 40º. na classe laser e Gabriella Kidd ficou em 68ª. na laser radial.

Resultado geral da Classe Finn:

  1. Giles Scott
  2. Caleb Paine
  3. Alican Kaynar
  4. Jorge Zarif
  5. Ioannis Mitakis
  6. Max Salminen
  7. Tapio Nirkko
  8. Anders Pedersen
  9. Edward Wright
  10. Ben Cornish

 

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vela