Siga o OTD

Vela

Martine e Kahena salvam dia na última regata no Princesa Sofía

Brasileiras bicampeãs olímpicas venceram a quarta disputa do dia e contaram com segundo pior resultado de holandesas para manterem-se na disputa pela vitória

Martine e Kahena Martine Grael e Kahena Kunze vela Troféu Princesa Sofía vela 49FX Semana de Hyères de vela
(twitter/TrofeoSofia)

As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze começaram o quarto dia do Troféu Princesa Sofía perdendo de vista as líderes da tradicional competição espanhola de vela, mas se recuperaram na última regata mantendo-se vivas na disputa pelo título. A dupla atual bicampeã olímpica fechou esta quinta-feira (7) na segunda colocação da classe 49rs FX com 37 pontos perdidos, nove atrás das holandesas Odile Van Aanholt e Annette Duetz. O dia foi positivo também para Matheus Isaac, que ganhou mais uma posição na IQFoil masculina. O torneio termina no sábado (9).

Foram quatro regatas na 49er FX, já com a flotilha de ouro na raia. Martine Grael e Kahena Kunze entraram no dia em segundo lugar apenas um ponto atrás das holandesas. Nas duas primeiras regatas, as brasileiras somaram uma nona e uma 15ª colocações e viram Odile Van Aanholt e Annette Duetz vencerem ambas. Nessa altura, a distância alcançava 23 pontos e, além disso, as brasileiras estavam sendo superadas por diversas outras embarcações. A reação começou na terceira regata do dia, a oitava da classe no Troféu Princesa Sofía, com uma segunda colocação contra uma terceira das holandesas, e foi confirmada com a vitória na quarta contra um 14º lugar de Duetz e Aanholt. Vale lembrar que Aanholt foi campeã mundial ano passado ao lado de Elise de Ruyter, e Duetz foi bronze em Tóquio-2020 competindo com Annemiek Bekkering.

Matheus Isaac

Mateus Isaac vela IQFoil
IQFoil estreia no programa olímpico em Paris (instagram/mateusisaac/arquivo)

Na classe IQFoil masculina, uma das duas que vão estrear no programa olímpico de vela em Paris-2024, Matheus Isaac avançou mais um pouco. Ele velejou em cinco regatas, também já na flotilha de ouro, e fez oitavo, sétimo, sexto, primeiro e quinto lugares. Assim, passou da sexta para a quinta colocação com 66 pontos perdidos. Superou o alemão Sebastian Koerdel, que amargou um 19º e um 20º lugares, e passou a somar 70. No dia anterior, na quarta-feira (6), o brasileiro já havia galgado nove posições. O líder é o britânico Andrew Brown com 22 pontos perdidos, seguido pelo holandês Luuc van Opzeeland com 31 e o italiano Nicolo Renna com 46.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais Brasil no Princesa Sofía

Na IQFoil feminina, Giovanna Prada também ganhou uma colocação e agora está em 25º. Já Bruna Martinelli perdeu uma e aparece em 54º. Na classe 470, Rodrigo Duarte e Ana Luiza Barbachan caíram três colocações e estão em 15º na flotilha de ouro. Na de prata Juliana Duque e Rafael Martins recuperaram três postos e terminaram o dia em 28º. Na Nacra 17, João Siemsem e Marina Arndt mantiveram-se em 13º. Na Ilca 6, a Laser Radial de vela, Julia Carreirão permanece nas últimas colocações dentre os 89 competidores.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Vela