Siga o OTD

Vela

Martine e Kahena salvam dia na última regata no Princesa Sofía

Brasileiras bicampeãs olímpicas venceram a quarta disputa do dia e contaram com segundo pior resultado de holandesas para manterem-se na disputa pela vitória

Martine e Kahena Martine Grael e Kahena Kunze vela Troféu Princesa Sofía vela 49FX Semana de Hyères de vela
(twitter/TrofeoSofia)

As brasileiras Martine Grael e Kahena Kunze começaram o quarto dia do Troféu Princesa Sofía perdendo de vista as líderes da tradicional competição espanhola de vela, mas se recuperaram na última regata mantendo-se vivas na disputa pelo título. A dupla atual bicampeã olímpica fechou esta quinta-feira (7) na segunda colocação da classe 49rs FX com 37 pontos perdidos, nove atrás das holandesas Odile Van Aanholt e Annette Duetz. O dia foi positivo também para Matheus Isaac, que ganhou mais uma posição na IQFoil masculina. O torneio termina no sábado (9).

Foram quatro regatas na 49er FX, já com a flotilha de ouro na raia. Martine Grael e Kahena Kunze entraram no dia em segundo lugar apenas um ponto atrás das holandesas. Nas duas primeiras regatas, as brasileiras somaram uma nona e uma 15ª colocações e viram Odile Van Aanholt e Annette Duetz vencerem ambas. Nessa altura, a distância alcançava 23 pontos e, além disso, as brasileiras estavam sendo superadas por diversas outras embarcações. A reação começou na terceira regata do dia, a oitava da classe no Troféu Princesa Sofía, com uma segunda colocação contra uma terceira das holandesas, e foi confirmada com a vitória na quarta contra um 14º lugar de Duetz e Aanholt. Vale lembrar que Aanholt foi campeã mundial ano passado ao lado de Elise de Ruyter, e Duetz foi bronze em Tóquio-2020 competindo com Annemiek Bekkering.

Matheus Isaac

Mateus Isaac vela IQFoil
IQFoil estreia no programa olímpico em Paris (instagram/mateusisaac/arquivo)

Na classe IQFoil masculina, uma das duas que vão estrear no programa olímpico de vela em Paris-2024, Matheus Isaac avançou mais um pouco. Ele velejou em cinco regatas, também já na flotilha de ouro, e fez oitavo, sétimo, sexto, primeiro e quinto lugares. Assim, passou da sexta para a quinta colocação com 66 pontos perdidos. Superou o alemão Sebastian Koerdel, que amargou um 19º e um 20º lugares, e passou a somar 70. No dia anterior, na quarta-feira (6), o brasileiro já havia galgado nove posições. O líder é o britânico Andrew Brown com 22 pontos perdidos, seguido pelo holandês Luuc van Opzeeland com 31 e o italiano Nicolo Renna com 46.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais Brasil no Princesa Sofía

Na IQFoil feminina, Giovanna Prada também ganhou uma colocação e agora está em 25º. Já Bruna Martinelli perdeu uma e aparece em 54º. Na classe 470, Rodrigo Duarte e Ana Luiza Barbachan caíram três colocações e estão em 15º na flotilha de ouro. Na de prata Juliana Duque e Rafael Martins recuperaram três postos e terminaram o dia em 28º. Na Nacra 17, João Siemsem e Marina Arndt mantiveram-se em 13º. Na Ilca 6, a Laser Radial de vela, Julia Carreirão permanece nas últimas colocações dentre os 89 competidores.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vela