Siga o OTD

Vela

“Intruso”, Robert Scheidt começa na liderança do Pré-Olímpico europeu

Como convidado, Robert Scheidt disputa Pré-Olímpico europeu da laser e, na estreia da competição, deixou todos os velejadores do Velho Continente para trás

Robert Scheidt no Mundial da Classe Laser de vela

O evento se chama ILCA Vilamoura European Continental Qualification. É o Pré-Olímpico europeu das classes laser e laser radial, mas aceitaram convidados de outros continentes. Já classificado para os Jogos Olímpicos, Robert Scheidt não só topou o convite para participar como roubou a cena do primeiro dia de competições ao deixar todos os atletas do Velho Continente para trás e terminar na primeira colocação.

Com 139 participantes na classe laser, os participantes foram divididos em dois grupos nesse começo de competição. Na flotilha azul, Robert Scheidt ficou em segundo lugar nas duas regatas desta segunda-feira e, com quatro pontos perdidos, assumiu a liderança da competição, com um ponto a menos do que o russo Maxim Nikolaev, que ficou em terceiro e em segundo nas regatas da flotilha amarela. A terceira colocação é do croata Tonci Stipanovic, que ficou em nono na primeira corrida e venceu a segunda da flotilha azul.

Com vagas ainda em jogo para Tóquio entre os velejadores europeus, o nível em Vilamoura é do padrão de um campeonato continental. “Tive um dia bom e aproveitei as oportunidades que surgiram nas regatas. Ventou bem na primeira regata, entre 16 a 17 nós. Fiz boa largada, montei a primeira boia em terceiro e cheguei em segundo. A segunda prova foi mais complicada. O vento mudou, foi para terra e ficou bem oscilante. Não fiz uma primeira parte muito boa, mas, com velocidade e decisões acertadas, recuperei de 13° para segundo. Agora é descansar e ir com tudo para amanhã. Teremos mais cinco dias bem duros pela frente. Fico feliz com o resultado, mas o importante é seguir evoluindo com foco na Olimpíada”, explicou o maior medalhista olímpico do Brasil.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Em sua última competição, no mês de março, Scheidt conquistou o título da ILCA Coach Regatta Lanzarote, na Marina Rubicón, em Playa Blanca, no litoral do arquipélago das Ilhas Canárias, na Espanha. A vitória no campeonato promovido pelos treinadores veio após completar seis das oito regatas entre os top cinco. O título não foi seu primeiro pódio em 2021 nas Ilhas Canárias. Na primeira competição do ano olímpico, conquistou o vice-campeonato no Lanzarote Winter Series, em fevereiro.

As recordações recentes de Vilamoura também são agradáveis para Robert. Em dezembro do ano passado, ele conquistou o terceiro lugar na classe Laser do 3rd Portugal Grand Prix – round 1.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vela