Siga o OTD

Vela

Campeonato brasileiro de base conhece os campeões deste ano

Lucas Freitas, de 13 anos, sagrou-se bicampeão no masculino ao vencer oito das 12 regatas disputadas no Rio de Janeiro. No feminino, título ficou com Melissa Paradeda, de 12 anos

Campeonato Brasileiro de Optimist campeões
(Aline Bassi/CBVela/arquivo)

O fluminense Lucas Freitas, de 13 anos, e a gaúcha Melissa Paradeda, de 12, foram os campeões masculino e feminino, respectivamente, da edição deste ano do Campeonato Brasileiro de Optimist, classe de iniciação à vela e conhecida por introduzir crianças e adolescentes na modalidade. O evento terminou no sábado (16), no Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ).

O torneio, considerado o principal da vela brasileira na base, reuniu mais de 150 jovens entre seis a 15 anos. De acordo com a “Agência Brasil”, Lucas ganhou oito das 12 regatas realizadas e garantiu o bicampeonato da categoria. Em 2020, o garoto venceu a edição disputada em Porto Alegre.

“Durante esse ano [2020], mesmo com a pandemia, treinei muito e tive a oportunidade de correr o Campeonato Europeu na Eslovênia. Tudo isso me ajudou a melhorar tecnicamente”, comentou Lucas, que representou o próprio ICRJ, campeão do torneio por equipes.

Melissa, por sua vez, concluiu o Brasileiro na décima posição geral e foi a melhor competidora entre as meninas. A jovem da Escola de Vela de Ilhabela, litoral norte de São Paulo, é filha do velejador olímpico Alexandre Paradeda, campeão mundial e pan-americano na classe Snipe.

+ Samuca e Gabi se preparam para voltar a competir nos EUA

”No Optimist, o resultado é o que menos importa, mas acompanhar a preparação dela nos últimos seis meses, focada e concentrada em evoluir no nosso esporte foi emocionante”, disse o pai de Melissa. A mãe, Priscila Paradeda, orgulhosa da conquista da pequena, postou uma imagem da filha no pódio.

Ano que vem tem mais

A próxima edição do Brasileiro de Optimist será entre 4 a 18 de janeiro de 2022 no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em Paulista (PE).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O barco de Optimist tem 2,34 metros e é utilizado para crianças e adolescentes aprenderem as principais funções de um monotipo. O veleiro suporta até 60 quilos e seu formato impede que a embarcação atinja uma velocidade considerada elevada, o que o torna mais seguro para a modalidade. Entre os velejadores que começaram nesta categoria, estão os campeões olímpicos Robert Scheidt e Martine Grael.

Agência Brasil

Mais em Vela