Siga o OTD

Vela

Scheidt mantém 3° lugar e fica próximo do pódio em Portugal

Bicampeão olímpico consegue um 3° e um 8° lugares e aumenta a vantagem para o quarto colocado no penúltimo dia do Grand Prix

Robert Scheidt - Grand Prix de Portugal
Scheidt disputa as regatas finais neste sábado em Portugal (João Costa Ferreira/Osga_photo)

Robert Scheidt vai entrar no último dia Grand Prix de vela de Portugal, em Villamoura, neste sábado (12), com grandes chances de garantir um lugar no pódio na classe Laser. Isso porque nesta sexta-feira (11), o bicampeão olímpico manteve a terceira posição na classificação geral, com 28 pontos perdidos, e abriu vantagem de 15 pontos para o quarto colocado, o polonês Kuba Rodziewicz.

No terceiro dia da competição, Scheidt conseguiu um 3° lugar, seu melhor desempenho até aqui, e um 8° nas duas regatas que disputou. “Velejei bem na primeira regata. Cheguei a estar em segundo, mas o Jean Baptist me ultrapassou no final. Para a segunda prova, o vento aumentou, indo para 25 nós, com ondas grandes e condições duras. Infelizmente, não larguei bem. Montei a primeira bóia em 15° e ainda consegui fazer uma boa recuperação para cruzar em oitavo”, explicou”.

+Veja todas as notícias sobre vela

Assim, ele tem conseguido manter a regularidade no Grand Prix de Portugal, se mantendo no top 10 em cinco de seis regatas. Fez um 6° lugar na estreia, obtendo, na segundo dia, mais um 5° e um 6° lugares. O único resultado destoante foi o 16° na segunda prova do programa, que entrou como descarte para o brasileiro.

Desta forma, se mantiver a boa média neste sábado, o pódio está garantido em Portugal. A liderança segue com o francês Jean Baptist Bernaz (15 pontos perdidos), seguido pelo norueguês Hermann Tomasgaard (17 pontos perdidos), vencedor das duas provas do dia.

“O norueguês e o francês realmente estão velejando com muita velocidade e abriram um pouco em pontos. Em compensação, também aumentei a diferença em relação ao quarto colocado. Somando tudo, foi um bom dia. Amanhã (sábado) teremos as regatas finais e seguimos na luta pelo pódio”, concluiu.

Preparação para Tóquio

O evento faz parte da preparação de Robert Scheidt rumo aos Jogos de Tóquio, em 2021, onde se tornará então o recordista do país em participações olímpicas, com sete. A competição faz parte, assim, da última etapa de preparação do brasileiro até o Japão.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK 

Além disso, o Grand Prix de Portugal é a segunda competição de Robert Scheidt desde o início da pandemia. Em setembro, o bicampeão olímpico conquistou o vice-campeonato italiano da classe Laser, em Follonica, na Itália. O título não veio por apenas um ponto.

Mais em Vela