Siga o OTD

Vela

Scheidt confirma vaga e bate recorde de participação em Olimpíadas

Robert Scheidt confrima vaga na Laser em Tóquio e passa a ser o único brasileiro com sete participações em Olimpíadas

Robert Scheidt no Mundial da classe laser de vela
(Jon West Photography)

Robert Scheidt carimbou definitivamente nesta quinta (13), no Mundial da Classe Laser de Melbourne, na Austrália, o passaporte para as Olimpíadas de Tóquio. Será a sétima aparição olímpica do brasileiro, novo recorde para atletas do país. O velejador tem duas medalhas de ouro na Laser e duas pratas e um bronze na classe Star.

“Essa confirmação é importante, pois sigo trabalhando para evoluir constantemente nesse retorno à classe Laser após três anos de ausência. A competição é muito dura e o barco exige bastante da parte física, mas sigo motivado para elevar meu nível competitivo e lutar para fazer um bom papel em Tóquio. Seguirei para o Japão para lutar, e lutar muito, por mais um pódio olímpico”, disse Robert Scheidt.

Ele já havia entrado na competição com o índice olímpico, mas ainda podia ter a vaga tomada por Gustavo Nascimento, de acordo com os critérios de convocação da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), que ainda fará uma convocação oficial da delegação que vai à capital japonesa.

Scheidt conquistou o índice para Tóquio no Mundial da classe Laser do ano passado, com o 12° lugar em Sakaiminato, no Japão. Porém, poderia perder a vaga se outro atleta do Brasil fosse ao pódio no Mundial da classe Laser de agora, na Austrália.

Nesta quinta, Gustavo Nascimento, o único representante do Brasil além de Robert Scheidt, ficou fora da flotilha de ouro após as seis regatas classificatórias. Com isso, saiu da disputa pelas primeiras colocações e, consequentemente, do pódio que tomaria a vaga de Scheidt.

Gustavo Nascimento ficou em 84º após as seis regatas classificatórias e foi para a flotilha de bronze, que disputa entre o 84º e o último lugar. Robert Scheidt, por outro lado, foi para a flotinha de ouro com a 29ª posição e ainda está na disputa pelo título.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Campanha mediana

Robert Scheidt teve uma campanha mediana na fase classificatória. No primeiro dia, o bicampeão olímpico fechou as duas regatas em 16º e 11º lugar, com um total de 27 pontos, e terminou o dia na 40º colocação.

No segundo dia do Mundial da classe Laser, o atleta subiu três posições na classificação geral ao fechar as duas regatas em 12º e 10º lugar, com um total de 22 pontos, e terminou o dia na 37ª colocação.

O terceiro e último dia foi o melhor. Na primeira regata, Robert Scheidt ficou em 7º e, na segunda, em 9º, pulando oito posição na classificação geral. Assim, o brasileiro terminou as classificatórias na 29ª posição e se classificou para a flotilha de ouro.

“O terceiro dia foi melhor para mim aqui na Austrália. Consegui largar um pouco melhor e fiz duas regatas bem regulares. Uma pena a segunda disputa. Eu estava mais posicionado, mas acabei perdendo algumas posições na segunda volta da regata e cai para o nono lugar. Agora é foco total na flotilha ouro, que é praticamente outro campeonato que começa, com muitos pontos em jogo em mais seis provas. É continuar lutando e tentar melhorar cada vez mais”, avaliou o velejador.

Já Gustavo Nascimento começou a competição em 96º. No segundo dia, pulou para 89º, mas não foi muito longe e terminou as classificatórias em 84º. Agora, Gustavo disputa a flotilha de bronze do Mundial da classe Laser

Mais em Vela