Siga o OTD

Vela

Brasileiras melhoram e terão quinta decisiva no Mundial de 470

(Crédito: Jorge Cousillas/El Ojo Nautico)

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan tiveram um bom dia no Mundial de Vela 470, em Enoshima, e decidirão em três regatas nesta quinta-feira a chance de ir para a regata final, sexta. Com uma terceira colocação na segunda corrida do dia, as brasileiras estão em 12º lugar geral. As dez primeiras embarcações se classificam para a final.

Caso fiquem entre as 10, Oliveira e Barbachan irão para a final de olho no top-6, para carimbar uma vaga aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Fernanda Oliveira busca a sexta participação olímpica, enquanto Barbachan busca a terceira.

“Eu me sinto da mesma maneira que da primeira vez,” contou Fernanda à World Sailing após as regatas desta quarta. “Eu tenho uma parceira muito especial em Ana Barbachan e se tudo der certo iremos a nossa terceira Olimpíadas juntas.” A velejadora, em Pequim 2008, foi bronze no 470 ao lado de Isabel Swan.

Os barcos que estão no caminho da dupla brasileira pela vaga são a embarcação holandesa de Afrodite Zegers e Lobke Berkhout e a grega de Maria Bozi e Rafailina Klonaridou.

A dupla britânica de Hannah Mills e Eilidh McIntyre assumiram a primeira colocação geral depois das regatas de hoje.

Masculino no grupo prata

As embarcações do Brasil no masculino disputaram hoje três regatas pelo grupo prata, o segundo grupo de barcos que já não tem mais chance de avançar para a final e tentar vaga olímpica pelo Mundial de Vela 470. As três duplas brasileiras tiveram boas regatas e pela primeira vez no Mundial o país terminou o dia com três times no top 40 geral.

Henrique Haddad e Felipe Brito mantiveram a melhor colocação do Brasil na 31ª colocação. Geison Mendes e Gustavo Thiesen terminaram em 34º e Rodolfo Streibel e Ricardo Paranhos terminaram em 38º.

Os australianos Mathew Belcher e Will Ryan tiveram grande desempenho no grupo ouro e são os novos líderes da competição.

 

Mais em Vela