Siga o OTD

Vela

Quatro brasileiros disputam mundial de olho em Tóquio

Competição no Japão tem regatas a partir desta quarta-feira e vale como critério de seleção para definir vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Robert Scheidt no Mundial da Classe Laser
Gabriel Heusi/ CBVela/arquivo

O Brasil terá quatro velejadores na disputa do Campeonato Mundial da Classe Laser, a partir de quinta (4), em Sakaiminato, no Japão. O bicampeão olímpico Robert Scheidt estará na água junto com Bruno Fontes, João Pedro Souto de Oiveira e Philipp Grochtmann. No fuso horário de Brasília, as primeiras regatas estão marcadas para as 23h desta quarta-feira (3).

A competição vai até o dia 9 e vale como critério de seleção para definir o atleta que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

De acordo com o critério estabelecido pelo Conselho Técnico da Vela (CTV) e ratificado pela Confederação, o velejador brasileiro mais bem colocado neste Mundial, contanto que esteja dentro do top 18 da competição, estará elegível para defender o país em Tóquio 2020. Ele só perderá essa vaga se outro atleta do Brasil for medalhista no Evento-Teste Enoshima 2019 ou subir no pódio do Mundial da Laser em 2020.

Bruno Fontes vai disputar o Mundial da Classe Laser

Bruno Fontes (Jesus Renedo/ Sailing Energy)

“O Campeonato Mundial tem nível mais alto que a própria Olimpíada, porque são mais representantes por país. Cheguei com mais de uma semana de antecedência para fazer uma boa aclimatação, reconhecimento da raia. Tudo para chegar o mais bem preparado possível para conseguir estar nos Jogos de Tóquio. Vou dar o meu máximo para chegar no top 18 aqui no Japão e atingir o índice de classificação para integrar a equipe brasileira”, disse Robert Scheidt, dono de cinco medalhas olímpicas entre elas duas de ouro na classe Laser (Atlanta-1996 e Atenas-2004).

A classe Laser é tradicionalmente uma das mais concorridas, e o Mundial 2019 conta com um total de 159 competidores inscritos. Bruno Fontes chega ao Mundial credenciado pelo título da última Copa Brasil de Vela, quando superou o próprio Scheidt. Já João Pedro Souto de Oliveira foi o melhor brasileiro no Mundial de 2018, quando classificou o país para os Jogos Olímpicos ao ficar em 19º lugar. O jovem e promissor Philipp Grochtmann completa a delegação.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vela