Siga o OTD

Vela

Definidos os campeões do Brasileirão de Fórmula Kite

Maranhenses Bruno Lobo e José Sugusto ficam no topo do pódio no desfecho da Etapa Final, no Rio. Patrícia Freitas e Brenno Francioli são campeões do Brasileiro de RS:X

Fred Hoffmann/ CBVela

A Etapa Final do Rio de Janeiro definiu no domingo, dia 28, os campeões do Brasileiro de Fórmula Kite, na Praia do Pepê, na Barra da Tijuca. Os velejadores do Maranhão ficaram no topo do pódio, com Bruno Lobo como vencedor da categoria Foil; e José Augusto como primeiro colocado da Tubular. A competição teve organização da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), em parceria com a Associação Brasileira de Kitesurf (ABK) e a Lima Experience.

No embalo da vitória na etapa de São Luís, em setembro, Bruno Lobo manteve seu domínio na categoria Foil e venceu cinco das seis regatas disputadas no Rio.

“Sabia que não seria fácil, tem muitos atletas surgindo. E o vento aqui do Rio oscila mais. Até tive um imprevisto em uma regata, em que meu kite enroscou. Mas no geral consegui andar bem e estou muito feliz com essa conquista”, afirmou Bruno Lobo, tricampeão brasileiro de Foil, que em novembro disputa o Campeonato Norte-Americano, em San Diego (EUA), em busca da classificação do Brasil para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

Na Tubular, o também maranhense Rogério Luna foi o vencedor da etapa carioca. Porém, na soma das duas etapas, José Augusto levou o título do Brasileiro. Os dois velejadores destacaram a importância da aproximação com a CBVela para a evolução da modalidade.

“A união da ABK com a CBVela fortalece muito nossa classe. A gente pega a expertise da Confederação, que tem histórico olímpico, para profissionalizar os eventos e o calendário. Assim, o kitesurfe vai se desenvolver”, disse Rogério Luna, vencedor da etapa do Rio.

“Nas duas etapas, no Rio e em São Luís, foi tudo certo. A equipe de regata, a organização. Para a gente é uma experiência bem legal”, afirmou José Augusto.

BRASILEIRO DE RS:X

O Campeonato Brasileiro da classe RS:X (windsurfe) também foi disputado na Barra da Tijuca, na Lagoa de Marapendi, durante o fim de semana. Representante do Brasil nas últimas três edições dos Jogos Olímpicos, Patrícia Freitas foi a vencedora na categoria feminina. No masculino, Brenno Francioli ficou no topo do pódio. A competição foi organizada pela CBVela, em conjunto com a Associação Brasileira de Windsurf (ABWS) e a Associação Carioca de Windsurf (ACW).

Mais em Vela