Siga o OTD

Uncategorized

‘Besuntado de Tonga’ sofre no Mundial de canoagem velocidade

Pita Taufatofua, que desfilou com o corpo banhando em óleo de coco na abertura de dois Jogos Olímpicos, busca vaga para sua terceira Olimpíada, mas está difícil

Pita Taufatofua (à frente), de Tonga, participa da prova do K2 500 m ao lado de Malakai Ahokava, no Mundial de canoagem velocidade de Szeged (Crédito: Divulgação)

Em busca de alcançar o sonho de disputar sua terceira Olimpíada em três modalidades diferentes, Pia Taufatofua, o famoso “Besuntado de Tonga”, está sentindo na pele que pode  ver seu plano tornar-se um verdadeiro mico. Após participar da Rio-2016 como atleta do taekwondo e dos Jogos de Inverno de PyeongChang-2018, no esqui cross country, o tonganês tem como meta chegar em Tóquio-2020 como atleta da canoagem velocidade. Seu desempenho no atual Mundial de Szeged, na Hungria, mostra que a coisa não será fácil.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog Laguna Olímpico no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Clique e siga

Taufatofua ficou mundialmente conhecido não por seus talentos esportivos. Tanto na abertura da Rio-2016 quanto em PyeongChang-2018, ele foi o porta-bandeira do pequeno país arquipélago da Oceania. Nas duas cerimônias, desfilou com o peito besuntado de óleo de coco, seguindo uma tradição tongonesa. Nem mesmo o frio da cidade sul-coreana, na Olimpíada de Inverno, intimidou o “Besuntado de Tonga”.

Tanto em 2016 quanto em 2018, Pita Taufatofua beneficiou-se de critérios de classificação bem afáveis, nos quais as federações internacionais dedicam vagas remanescentes em suas modalidades para países sem representatividade. Daí a intenção de buscar a terceira Olimpíada por uma terceira modalidade diferente, desta vez na canoagem velocidade. Só que o sonho está quase naufragando (desculpem o trocadilho).

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

When you’re facing the wrong way and they start the race without you… But you still get a PB 😎

Uma publicação compartilhada por Pita Taufatofua (@pita_tofua) em

Em sua estreia, na última quarta-feira (21), ficou em último lugar em sua bateria na prova do K1 200 m, a 24s22 do vencedor, o sérvio Strahinja Stefanovic. Foi até constrangedora a dificuldade com a qual Taufatofua tinha para controlar o barco, como ele mesmo admitiu e o vídeo acima demonstra.

Nesta quinta (22), no K2 500 m, em parceria com Malakai Ahokava, a situação não foi melhor. A dupla de Tonga ficou em último em sua série, com 1min09s36 de diferença para o vencedor. Nada que tire o ânimo do otimista tongonês, que jpa desistiu de buscar sua classificação novamente pelo taekwondo, como ele mesmo deixou no ar em abril.

“Eu não sinto a pressão. Sei lidar bem com as críticas. Todos sempre me subestimaram a minha vida toda e ainda assim cheguei a duas Olimpíadas. Irei para a minha terceira. Até fevereiro ainda faltam seis meses”, disse Taufatofua ao site da Federação Internacional de Canoagem, referindo-se ao qualificatório da canoagem velocidade da Oceania.

As definições de otimismo foram atualizadas, essa é a verdade.

VEJA TAMBÉM:

‘Besuntado de Tonga’ já sonha com vaga em Tóquio-2020 
‘Besuntado de Tonga’ pode tentar vaga em dois esportes para Tóquio-2020 
Brasil busca vagas olímpicas e novos pódios no Mundial de canoagem velocidade

Mais em Uncategorized