Siga o OTD

Uncategorized

Abertura da Olimpíada de PyeongChang foi uma vitória do esporte

A cena das duas Coreias encerrando o desfile das delegações na cerimônia desta sexta-feira já é uma das imagens marcantes dos Jogos de Inverno

Delegações das Coreias do Norte e Sul desfilam juntas na cerimônia de abertura dos Jogos de PyeongChang (Crédito: COI)

Vamos ser sinceros: a festa de abertura desta sexta-feira da Olimpíada de PyeongChang-2018 nem de longe foi arrebatadora como a da Rio-2016. O espetáculo que foi feito no Maracanã naquele 5 de agosto foi de uma beleza e emoção inesquecíveis. Além disso, enquanto nos Jogos de Verão são mais de 200 delegações desfilando, na Coreia do Sul foram 92 nações, muitas delas com menos de cinco pessoas entrando no estádio.

E convenhamos, debaixo de um frio de -3°C (sensação de -10°C, segundo alguns relatos), é quase impossível qualquer termo de comparação com a festa realizada há quase dois anos.

+ O blog está no Twitter. Clique e siga para acompanhar
+ Curta a página do blog Laguna Olímpico no Facebook
+ O blog também está no Instagram. Clique e siga 

Mas uma coisa que ninguém pode negar é a importância simbólica que a cerimônia no Estádio Olímpico de PyeongChang teve. A cena da delegação unificada da Coreia encerrando a parada das nações, com integrantes do Norte e do Sul lado a lado, mostrou que a força do esporte é capaz até de superar diferenças políticas históricas.

Por alguns momentos, aquela Coreia unificada deixou de lado mágoas de mais de 60 anos em favor do esporte. São dois países que tecnicamente ainda estão em guerra. Claro que não se pode pecar pela ingenuidade e deixar de ver que o gesto foi milimetricamente estudado pelos políticos e cartolas do COI (Comitê Olímpico Internacional). Até meio óbvio dizer que todos os envolvidos sabiam o quanto o gesto teria de repercussão positiva em todo o mundo.

Ainda assim, a imagem das duas Coreias caminhando juntas já ficou marcada como uma das imagens desta Olimpíada. Bem como o momento em que duas atletas, uma do Norte e outra do Sul, levaram juntas a tocha com o fogo olímpico para que uma patinadora artística sul-coreana, Kim Yuna, pudesse acender a pira.

Começou bem a Olimpíada de PyeongChang-2018.

VEJA TAMBÉM:

Fique por dentro da Olimpíada de PyeongChang em 18 números 
Noruegueses traídos pelo Google tradutor em PyeongChang 
Doping da Rússia continua dando muita dor de cabeça para o COI 
Delegação do Brasil encolhe 30% nos Jogos de Inverno em quatro anos
‘Trégua’ pode assegurar festa completa na Olimpíada de Inverno

Mais em Uncategorized