Siga o OTD

Triatlo

Vittoria Lopes fica em 7º no Aberto do Canadá

Vittoria Lopes tem ótimo início, lidera parte da prova e termina em 7º lugar no Aberto do Canadá

Luisa Baptista em ação no triatlo (Foto: Arquivo/Gaspar Nobrega/COB)

Vittoria Lopes ficou em quinto lugar no Aberto do Canadá de triatlo, etapa de abertura do PTO Tour, realizado em Edmonton, neste sábado (23). A brasileira chegou a liderar a natação e abrir frente no ciclismo, mas perdeu ritmo e finalizou o percurso de 100km em 03h38min14s. Pamella Oliveira foi a 16ª colocada, com 03h44min34s, enquanto Luisa Baptista terminou na em 20º, com 03h47min12s.

+ Leticia Oro Melo vai à final do salto em distância no Mundial de Atletismo

Como foi a prova

O PTO Canadian Open de triatlo teve um total de 100km, sendo 2km para a natação, 80km de bicicleta e 18km de corrida. Vittoria Lopes assumiu a liderança ainda na natação, finalizando o percurso das três voltas em 27min25s, 12 segundos a frente da norte-americana Luren Brandon. Pamella Oliveira era a sexta colocada, enquanto Luisa Baptista aparecia em nono lugar.

Vittoria abriu frente sobre as adversárias nos primeiros quilômetros do ciclismo, chegando a ter mais de 30 segundos de diferença para a segunda colocada. No entanto, a canadense Paula Findlay conseguiu encostar e ultrapassou a brasileira ao final da primeira volta. Findlay abriu e a brasileira perdeu ritmo, caindo para a quinta colocação ao fim da segunda volta da bike.

À essa altura, Pamella Oliveira e Luisa Baptista já haviam ficado para trás e já estavam fora do top-10. Vittoria Lopes oscilou entre a segunda e a quinta colocação nas voltas finais do ciclismo. No fim dos 80km do ciclismo, ela precisou cumprir um minuto de punição e caiu para sétima colocação, mais de três minutos atrás de Findlay, que havia marcado 02h33min37s.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Vittoria rapidamente se recuperou e voltou para a quinta posição ainda nos primeiros quilômetros da corrida. No entanto, a brasileira não conseguiu manter a colocação e perdeu posições, terminando em sétimo lugar. Pamella Oliveira terminou em 16º lugar, enquanto Luisa Baptista foi a 20ª colocada.

Classificação final

A australiana Ashleigh Gentle ultrapassou Findlay ainda na metade inicial da perna da corrida e venceu a disputa, com 03h30min54s, mais de dois minutos a frente da canadense. A norte-americana Chelsea Sodaro foi a terceira colocada, com 03h34min56s.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Triatlo